Notícias

Cáritas participará de Encontro das Pastorais do Campo do Nordeste, em Olinda (PE)

Cáritas participará de Encontro das Pastorais do Campo do Nordeste, em Olinda (PE)

Nos próximos dias 25 e 26 de maio, em Olinda/PE, acontecerá o Encontro das Pastorais do Campo do Nordeste. O Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), a Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), a Pastoral da Juventude Rural (PJR), a Cáritas Regional Nordeste 2 e o Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) reunirão seus regionais de estados do Nordeste com o propósito de fortalecer as articulações locais e regionais no que diz respeito à ação missionária das Pastorais do Campo na difícil conjuntura, bem como refletir como apoiar às lutas das comunidades e dos povos tradicionais.

A decisão de um encontro regionalizado ocorreu durante o Encontro Nacional das Pastorais do Campo, realizado entre os dias 06 e 08 de março, em Brasília. Nele, refletiu-se a necessidade em fortalecer a articulação das pastorais em nível regional e local, o que fará que a Articulação Nacional também ganhe força diante das constantes ameaças aos territórios tradicionais e as violações de direitos vindas das empresas do agro e hidro negócio e dos grandes empreendimentos,além das inseguranças sobre a atuação do próprio Estado em seus diferentes níveis – legislativo, executivo e judiciário – subsidiado pelas forças policiais e militares que atacam as populações do campo em nome de um desenvolvimento neoliberal que ignora a diversidade brasileira.

“Queremos animar e reforçar a nossa articulação enquanto pastorais do Campo nos regionais e estados do Nordeste. Tem um significado muito importante reafirmar nossa missão junto aos povos da terra e das águas e nos solidarizarmos para apoiar suas lutas e nos fortalecermos numa conjuntura tão adversa, animados pelo estímulo do Papa Francisco que nos dá força para buscar uma sociedade justa, igualitária e que cuide da criação, garantindo o direito das presentes e futuras gerações”, comenta a secretária executiva do CPP, Maria José Pacheco.

Fonte: Conselho Pastoral dos Pescadores


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *