Cáritas promove encontro sobre Política de Proteção Infantil em Caruaru (PE)
A iniciativa é promovida pela Cáritas NE2 e visa capacitar atores sociais para fomentação de uma Política de Proteção Infantil, que dialogue entre instituição e família.
A partir do tema “Diga Sim a Proteção Infantil – Educação em Valores e Cultura de Paz”, acontece o I Encontro de Capacitação, promovido pela Cáritas Brasileira Regional NE2, por meio do Programa Infância, Adolescência e Juventude (PIAJ). O evento será realizado de 08 a 10 de novembro, no auditório da Obra Kolping do Brasil, na Rua Paulo Afonso, 310, bairro São Francisco, em Caruaru (PE).
O encontro tem como objetivo capacitar e fomentar uma Política de Proteção Infantil (PPI), que articule novas relações entre instituições sociais e famílias, numa ação conjunta denominada “Diga Sim a Proteção Infantil”. O evento compõe uma série de atividades no processo de criação de uma PPI. Participarão educadores sociais e representantes das famílias acompanhadas pelo PIAJ, além de agentes Cáritas.
O coordenador do PIAJ, Glauco Filho, frisou a importância do encontro. “A ideia é que as instituições envolvidas no PIAJ, através dos seus representantes possam criar sua própria PPI institucional. Vale ressaltar que a PPI da criança e adolescente perpassa pelo conhecimento abrangente do que é essa política de proteção, a partir dos parâmetros nacionais e internacionais”, diz.
Todo o processo de capacitação é composto por quatro etapas, sendo a primeira um curso intitulado Política de Proteção Infantil – PPI que está sendo oferecido em modalidade EAD (Educação a Distância) em sete módulos. O curso é tutoreado e acompanhamento pela pedagoga, especialista em psicopedagogia, gestão escolar e coordenação pedagógica, com experiência em gestão de projetos sociais, Geize Araújo.
“O curso PPI tem duração de dois meses e representa a concretude de um trabalho que vem sendo desenvolvido de forma colegiada, em prol da melhoria da qualidade do trabalho prestado por instituições do terceiro setor, na busca pelo fortalecimento institucional e aperfeiçoamento de práticas socioeducativas que garantam a proteção de crianças e adolescentes”, ressaltou a pedagoga.
A segunda etapa é formada por encontros presenciais, onde serão realizadas três oficinas na perspectiva de trabalhar a temática “Educação em Valores e Cultura de Paz”, através das experiências vivenciadas pelos educadores sociais. Já o terceiro momento consiste na implementação do PPI, a última etapa é o monitoramento da política.
Inicialmente, participam das capacitações cinco entidades membro do Regional NE2: Cáritas Diocesana de Caruaru, em Pernambuco; Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios, Cáritas Diocesana de Penedo e Cáritas Arquidiocesana de Maceió, do estado de Alagoas; e a Ação Social da Diocese de Cajazeiras – ASDICA, da Paraíba.
As ações são desenvolvidas pela Cáritas, por meio do PIAJ, em parceria com as organizações Kindernothilfe – KNH Brasil, Cáritas Suíça, Cáritas Alemã e a Rede Global de Religiões pelas Crianças – GNRC.
Temáticas abordadas no curso “Política de Proteção Infantil – PPI” na modalidade EAD:
I módulo: O Marco Legal e Cultural
II módulo: O Abuso/Maus-Tratos Infantis
III módulo: Identificar Riscos de Abuso Infantil
IV módulo: Razões para elaborar uma Política de Proteção Infantil
V módulo: Desenvolvendo uma PPI nos padrões da KCS
VI módulo: Estratégias Preventivas (Recursos Humanos/Comunicação)
VII módulo: Elaboração de um Plano de Ação.
Serviço:
O quê? I Encontro de Capacitação para fomentação de Política de Proteção Infantil (PPI)
Quando? De 08 a 10 de novembro
Onde? auditório da Obra Kolping do Brasil, na Rua Paulo Afonso, 310, bairro São Francisco, em Caruaru (PE).
Confira programação do evento:
Dia 08 Sexta feira – a partir das 20h
– Celebração da Paz – Semana da Solidariedade
Dia 09 Sábado – inicia às 9h
– Planificação do Curso EAD sobre Política de Proteção Infantil
– Apresentação do manual GNRT e vivencias de Educação em Valores e Cultura da paz.
Dia 10 Domingo – inicia às 9h
– Induções para as próximas oficinas;
– Impressões e avaliação da oficina Diga Sim à Vida;
– Almoço e encerramento do Diga Sim à Vida.
Outra informações:
Glauco Filho – coordenador PIAJ
Fone: (81) 9705-6811
por Kilma Ferreira – assessora de comunicação