Notícias

Cáritas Regional NE2 lançou websérie “Na Linha de Frente” com relatos dos profissionais que atuaram diretamente na pandemia da Covid-19

Cáritas Regional  NE2  lançou websérie   “Na Linha de Frente” com relatos dos profissionais que atuaram diretamente na pandemia da Covid-19

Desde 2020, com a chegada da pandemia, o Brasil começou a registrar um aumento na fome, e um dos motivos dessa realidade foi o impacto da crise sanitária. Já são 19 milhões de brasileiros em situação de fome no Brasil, segundo dados de 2020 da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Pensssan). A comparação com 2018 (10,3 milhões) revela que são 9 milhões de pessoas a mais nessa condição.

Diante dessa realidade, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)  junto com a Cáritas Brasileira lançaram o ano passado a Ação Emergencial Solidária “É Tempo de Cuidar” da Igreja no Brasil, com o objetivo de estimular a arrecadação de alimentos, produtos de higiene e proteção sanitária para doação às pessoas em situação de vulnerabilidade. Com atuação nos estados de Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, a Cáritas assistiu mais de 141 mil famílias, e recebeu de doações cerca de 17 mil cestas de alimentos e mais de 8 mil kits de higiene e limpeza.

Dando continuidade à ação emergencial “É Tempo de Cuidar” foi lançado neste ano de 2021 a  websérie “Na linha de frente” no canal do Youtube da Cáritas, onde retrata os impactos que a Covid-19 deixou nos profissionais de saúde em Pernambuco.

No episódio um foi mostrado a chegada da Covid-19 em Pernambuco através do depoimento da médica infectologista, Heloísa Lacerda que narrou um pouco de sua vivência tanto como médica, tanto como mãe e professora na Universidade Federal em Pernambuco e Universidade de Pernambuco. Já no episódio dois, o foco foi nas consequências do isolamento social para saúde mental diante a pandemia trazendo dos depoimentos das psicólogas e voluntárias da Cáritas no estado do Rio Grande do Norte, Gilvânia Medeiros e Mirlanne da Silva Oliveira.

No terceiro episódio foi possível ouvir um pouco da experiência da enfermeira Evaneide Rodrigues dos Santos, que trabalha na UTI da linha de frente em combate à Covid19 no Hospital Oswaldo Cruz, no e no Hospital Otávio de Freitas, ambos no Recife, e estava presente quando o primeiro lote de vacinas começou a ser aplicado nos pacientes. E concluindo a websérie, trouxemos um pouco sobre o processo de recuperação pós infecção da Covid-19, com o depoimento da fisioterapeuta, Etiene Mendes da Silva.

Para quem ainda não conferiu a Websérie, pode acessar o canal do Youtube Cáritas Brasileira NE2 e assistir os quatros episódios.

Clique aqui.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *