Encontro discute a implementação de parques eólicos em PE e seus impactos socioambientais

O encontro contou a com participação do Deputado Federal Túlio Gadelha e representantes da Articulação Contra os Impactos das Eólicas em Pernambuco (ACIPE), da qual o Regional NE2 é integrante
Com o objetivo de alertar sobre os impactos da instalação de um parque eólico no território dos brejos de altitude do estado de Pernambuco. A Cáritas Regional NE2 participou, na manhã desta quinta-feira (06), de uma reunião com o deputado federal Túlio Gadelha (PDT). O encontro contou a com participação de representantes da Articulação Contra os Impactos das Eólicas em Pernambuco (ACIPE), da qual o Regional NE2 é integrante. O coletivo tem discutido e articulado ações conjuntas, desde 2015, sobre as principais problemáticas ligadas à implementação dos parques de energia eólica no território pernambucano.
Além da propositura inicial, os participantes também puderam apresentar ao deputado as principais pautas que as organizações, movimentos, estudiosos e comunidades afetadas tem abordado junto as diversas esferas da sociedade, no que diz respeito as assinaturas de contratos draconianos, impactos sociais, econômicos e ambientais e perda dos direitos das famílias agricultoras.
O momento foi planejado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Belo Jardim (SINTRAF-Belo Jardim), município que se encontra na iminência do recebimento de um parque de energia eólica na região e nos territórios circunvizinhos.
Além da Cáritas, também participaram do encontro representantes do Instituto Federal de Pernambuco Campus Belo Jardim (IFPE Belo Jardim), do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Belo Jardim (CONDEMA), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Brejo da Madre de Deus e da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Estado de Pernambuco (FETRAF PE).