Cáritas Regional NE2 promove formação com Agentes de Desenvolvimento Local (ADLs) sobre implantação de UDTs

Para fortalecer e reforçar a ação dos Agentes de Desenvolvimento Local (ADLs), a Cáritas Regional Nordeste 2 promoveu o segundo encontro formativo com os ADLS que acompanham o projeto Tecendo Redes para o Bem Viver em nove dioceses de seu território.
A atividade ocorreu entre os dias 06 e 08 de julho, no Recanto Franciscano – Sitio Cruz, em Garanhuns e contou com a presença de 17 participantes, entre eles ADLs, diretorias e equipe técnica das entidades membro da Cáritas Diocesana de Garanhuns, Cáritas Diocesana de Pesqueira, Fundação Monsenhor Petronilo Pedrosa, Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios, Ação Social Diocesana de Patos, Cáritas Diocesana de Campina Grande, Cáritas Diocesana de Guarabira, Cáritas Diocesana de Mossoró e Cáritas Diocesana de Caicó.
O encontro formativo teve como objetivos contribuir na formação sobre agroecologia; apresentar a proposta metodológica para implantação das Unidades Demonstrativas Territoriais (UDTs) e possibilitar o diálogo e conhecimento das tecnologias sociais.
Durante o encontro foi realizado um momento formativo para explanar o processo metodológico de implementação das UDTs nas nove dioceses presentes. As UDTs são constituídas a partir de quatro tecnologias sociais sendo elas: Fogão Ecológico, Biodigestor, Bioágua e Canteiro Econômico.
Unidade Demonstrativa Territorial (UDT)
Conjunto de tecnologias sociais, metodologias e práticas agroecológicas voltadas para a produção agrícola, pecuária, beneficiamento da produção, preservação e recuperação de agroecossistemas e ecossistemas degradados, na perspectiva de garantir a segurança hídrica, alimentar, energética, econômica, em nutrientes e habitacional das famílias.
As UDTs podem servir de referência no território como espaço pedagógico para apoiar e inspirar famílias agricultoras, educadores/as, lideranças comunitárias e gestores públicos na construção do conhecimento ecológico, tendo as famílias agricultoras como protagonistas de sua própria história, contribuindo na prosperidade do território em sua volta.