Cáritas RegionalNE2 participa de mapeamento nacional sobre assistência em saúde mental e atenção psicossocial à população migrante e refugiada no Brasil

Em agosto a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Coordenação-Geral do Comitê Nacional para os Refugiados (CG-Conare), lançaram o Mapeamento sobre assistência em saúde mental de migrantes e refugiados. A publicação “Assistência em Saúde Mental e Atenção Psicossocial à População Migrante e Refugiada no Brasil: a rede de apoio da sociedade civil” tem como objetivo fornecer subsídios para o desenvolvimento de ações, capacitações e políticas que visem aprimorar o acolhimento em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (SMAPS).
O material faz parte da Iniciativa de Reassentamento Sustentável e Vias Complementares (CRISP), com financiamento dos governos de Portugal e dos Estados Unidos da América, e vem sendo desenvolvido desde os meses de outubro a dezembro de 2020. A assessora regional de Migração e Refúgio da CBNE2, Luciana Florêncio, participou dos encontros virtuais onde foram realizadas consultas e aplicações de questionários às instituições que atuam com migrantes e refugiados, seguido de uma apresentação das realidades das ações desenvolvidas pela Rede Cáritas nos quatro estados de atuação – Alagoas , Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
Integrante deste espaço de articulação e incidência após colaborarmos com o questionário, participamos de uma oficina virtual onde as organizações foram selecionadas de acordo com a relevância de seu trabalho com a temática. A CBNE2 tem dentre suas áreas de atuação a temática de Migração e Refúgio, que promove assessoria social às famílias migrantes sendo uma das organizações da sociedade civil que prestam assistência em Saúde Mental e Atenção Psicossocial à população migrante refugiada no Brasil.
A publicação faz parte da Iniciativa de Reassentamento Sustentável e Vias Complementares (CRISP), com financiamento dos governos de Portugal e dos Estados Unidos da América.
Confira o relatório aqui.