Notícias

Catadores de materiais recicláveis assessorados pela Cáritas de Caicó constituem associação

Catadores de materiais recicláveis assessorados pela Cáritas de Caicó constituem associação

Agentes da equipe técnica da Cáritas Diocesana de Caicó participaram, da assembleia de constituição da Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do município de Santana do Matos, no estado do Rio Grande do Norte. O evento aconteceu no dia 16 de agosto, no espaço de convivência da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A assembléia contou com a assessoria dos técnicos Joseilson Ferreira e Francisco das Chagas, ambos da Cáritas Diocesana de Caicó. Também estiveram presentes o coordenador da Secretaria Municipal Meio Ambiente, Manoel Cosme, a secretária de assistência social, Sônia Maria Medeiros; além da representante do Grupo de trabalho (GT) que discute a implementação da política de coleta seletiva no município, Aline Cristina.

O GT é composto por representações das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Assistência Social e Educação. Além de representantes dos catadores e catadoras, da Cáritas Diocesana de Caicó, paróquias e igrejas evangélicas.

De acordo com Joseilson Ferreira, a criação da associação é uma conquista e resultado dos avanços dessa discussão. “É um passo dado para que a população possa se sensibilizar em torno dessa temática da coleta seletiva. E essa conquista também representa um passo para a inclusão e valorização da dignidade humana dos catadores e catadoras”, explicou Joseilson.

Hoje a associação recebe assessoria de uma equipe técnica da Cáritas e conta com o trabalho coletivo de sete catadores e catadoras. O trabalho de assessoria da equipe está previsto até o mês de dezembro, deste ano. A expectativa da Cáritas é que após esse período, os gestores do município dêem continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado, para que entre outras coisas, garantam as novas exigências estipuladas na Lei 12.305/10.

Diretoria:

Após a aprovação do estatuto da associação foi realizada uma eleição para composição da primeira diretoria. Composta por: Sandra Maria Lopes, como presidente, Erivanildo Nunes, como secretário, e José Ronaldo da Silva, como tesoureiro.

Política Nacional de Resíduos Sólidos

A Lei 12.305/10 prevê a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável, assim como a criação de metas que irão contribuir para a eliminação dos lixões, e institui instrumentos de planejamento nos níveis nacional, estadual, microrregional, intermunicipal, metropolitano e municipal, além de impor que os particulares elaborem seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

por Kilma Ferreira, com informações de  Joseilson Ferreira, e blog da Cáritas Diocesana de Caicó.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *