Notícias

Comunidade escolar e pais de alunos de escolas rurais participam de formação sobre gerenciamento de recursos hídricos

Comunidade escolar e pais  de alunos de escolas rurais participam de formação sobre  gerenciamento de recursos hídricos

As ações fazem parte do Projeto Águas para Educar que tem como objetivo desenvolver ações de acesso à água, e educação contextualizada em escolas rurais estados de PE, PB e RN

Ao longo de 2020, marcado pela pandemia da Covid-19, o acesso à água se fez ainda mais urgente e necessário para hábitos tão simples como lavar as mãos. Com o agravamento da crise sanitária e do cenário econômico, a Cáritas Regional NE2 tem fomentado parcerias com iniciativas que promovam acesso à água. Uma dessas iniciativas é o Projeto Águas para Educar , em parceria com a Coca Cola Brasil e o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

No úlitmo mês a Cáritas Diocesana de Guarabira, na Paraíba realizou na Escola Municipal de Ensino Fundamental Poeta Ronaldo Cunha Lima, em Cacimba de Dentro, uma formação com professores, alunos, pais e funcionários sobre a conscientização e os cuidados com a cisterna, implantação e instalação de sistema de reuso de água , e manejo dos pomares e horta escolares.

A capacitação foi realizada na sala de aula da escola, e foram apresentados aspectos técnicos e sociais para gestão das tecnologias sociais, com ênfase no uso racional da água com momentos para troca de experiências.

Desenvolver ações de acesso a água e educação contextualizada em escolas rurais dos estados é um dos objetivos do projeto, que está em execução nos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, contemplando ao todo 15 escolas rurais com estimativa de atender diretamente mais de 4.000 estudantes, e mais 300 pessoas que compõem a comunidade escolar, envolvendo professores, funcionários pais e alunos.

O Projeto Águas para Educar está em execução em três estados que compõe no NE2 com execução das entidades membro; em Pernambuco, pela Cáritas Diocesana de Pesqueira; na Paraíba, pela Cáritas Diocesana de Guarabira; no Rio Grande do Norte pela Cáritas Diocesana de Caicó.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *