Cooperativa de Catadores é contemplada com miniusina em Abreu e Lima (PE)

A Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, em parceria com a Cáritas Suíça, inaugurou, na última sexta-feira (22), no município de Abreu e Lima (PE), uma miniusina que vai transformar óleo usado de cozinha em biodiesel e glicerina. A tecnologia, que foi implantada na Cooperativa de Trabalho de Trabalhadores de Materiais Recicláveis Érick Soares, faz parte do Projeto Reutilizando Óleo – Protagonizando Vidas.
Para celebrar o momento, uma mesa de inauguração foi realizada e reuniu a presidenta da Cooperativa, Lindaci Gonçalves; o coordenador do projeto, Victor Balladares; o secretário regional da Cáritas NE2, Angelo Zanré; os representantes da Cáritas Suíça e do Consulado Suíço, Hubert Eisele e Rodolfo Fehr, respectivamente; e o prefeito da cidade, Marcos Silva.
Na ocasião, Lindaci destacou a união de todos os cooperados como um ponto fundamental nas conquistas que o grupo vem alcançando. “Já vivenciamos muitas dificuldades, mas o nosso senso de coletividade nos faz fortes para buscar novos objetivos”, afirmou a presidenta. Atualmente, a Cooperativa conta com 19 catadores, sendo a maioria formada por mulheres.
Para chamar a atenção das pessoas sobre a importância de assumirem posturas conscientes, Balladares realizou uma breve encenação, que apresentava o planeta Terra como um paciente que necessita de cuidados urgentes, pois disso depende a continuação da vida. De acordo com Zanré, trabalhar com catadores, na Cáritas, tem dois objetivos: gerar renda para esses trabalhadores e, principalmente, torná-los agentes de proteção ao meio ambiente, de modo que a ação torne-se referência para todos. Por sua vez, o representante do escritório, em Recife, da Cáritas Suíça, Hubert Eisele, parabenizou a Cáritas NE2 pelo trabalho.
Após os discursos, o diácono Jaime Bonfim, da Paróquia São Miguel Arcanjo em Abreu e Lima, e o pastor e prefeito da cidade, Marcos Silva, proferiram uma benção sobre a tecnologia, para que ela seja um instrumento de Bem Viver presente na vida de cada cooperado. Em seguida, a fita que envolvia a miniusina foi desenlaçada e, dessa forma, inaugurada oficialmente. A tecnologia tem capacidade para garantir 2 mil litros de biodiesel mensalmente, a partir da obtenção do óleo usado de cozinha como matéria-prima, evitando, dessa forma, que o resíduo seja descartado no meio ambiente.
BEM VIVER – Um litro de óleo é capaz de poluir um milhão de litros de água, o que corresponde ao consumo hídrico de uma pessoa em um período de 14 anos. Além de processar o resíduo doméstico, a Cooperativa de Trabalho de Trabalhadores de Materiais Recicláveis Érick Soares também é um ponto de coleta da matéria-prima. Para descartar esse tipo de resquício de forma consciente, as pessoas podem se dirigir à Rua Valter Berlian, 174, Desterro, em Abreu e Lima (PE).
Por Lidiane Santos | Assessoria de Comunicação do Regional NE2