“Creciendo”: Publicação da Cáritas NE2 apresenta histórias de migrantes empreendedores(as)
Está no ar a cartilha “Creciendo: histórias de recomeços”. A publicação, bilíngue, apresenta histórias de empreendedores e empreendedoras da Venezuela que encontraram, no Brasil, um solo fértil para plantar suas esperanças. Mulheres e homens, com talentos e ideias diversos, receberam acolhimento, apoio e assessoria do Programa de Migração e Refúgio da Cáritas Nordeste 2 para fomentar ou iniciar uma nova jornada.
São dez histórias, sobretudo de mulheres, que foram assessoradas pelo Projeto Creciendo. Lançado em 2019, com a parceria da Fundação Interamericana, o projeto beneficiou diretamente cerca de 300 venezuelanos e, de forma indireta, outros 600 migrantes. As ações incluíram formações, treinamentos, consultorias, entrega de kits profissionalizantes, apoio no acesso a créditos solidários e incentivo à participação em feiras e espaços de comercialização.
Idaíris, Soraya, Georgianna, Haydee, Patricia, Franklin, Noelis, Gisele, Wilmer e Lérderis. Cada um deles teceu uma história de êxito, ancorada no apoio solidário. No artesanato, confeitaria, estética, alimentação típica, fotografia ou artes plásticas, suas histórias são incentivo e esperança para outros que são obrigados a recomeçar a vida longe de sua terra natal.
“O trabalho é a forma mais segura de garantir a autonomia e integração dessa população em um novo lar. E, por meio da cooperação e construção de oportunidades concretas para as comunidades e famílias migrantes, é possível contribuir para a construção de um ambiente mais inclusivo e digno”, afirma Neilda Pereira, secretária executiva da Cáritas Nordeste 2.
Clique e boa leitura:
CRECIENDO: HISTÓRIAS DE RECOMEÇOS
CRECIENDO: HISTORIAS DE NUEVOS COMIENZOS