De olho no voto! Confira dicas da CBNE2 de como se atentar na hora de escolher seu candidato

“A boa política está a serviço da vida e da paz”, Papa Francisco. Esta fala do papa nunca foi tão pertinente visto que estamos a poucas semanas das eleições 2020. E pouco mais de 147,9 milhões de eleitores estarão aptos a comparecer às urnas para escolher 5.568 prefeitos, 5.568 vice-prefeitos e 57.942 vereadores em todo o Brasil, segundo informações da Corregedoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Vale salientar, que o voto consciente tem sido cada vez mais escasso no Brasil, tendo em vista a quantidade de barganha e compra desses votos por parte dos políticos. Esse fato é algo histórico e que traz consequências ao andamento do sistema da nação há anos, desde a época dos currais eleitorais, onde os coronéis controlavam a população onde habitavam por meio de jagunços, até hoje, onde a troca de favores “fúteis” e promessas passageiras são a moeda de troca.
Também estamos vivendo em nosso país uma profunda crise, e nossa participação política significa o exercício da cidadania, na busca do bem comum além de valorizar a dignidade da pessoa humana. Neste sentido, a Cáritas Brasileira NE2, produziu um material sobre as Eleições 2020 e a nossa participação, com dicas e orientações para estimular o voto consciente.