Dom José Salles fala sobre saneamento básico no lançamento da CFE 2016
A Diocese de Pesqueira (PE), por meio da Cáritas Diocesana de Pesqueira, realizou na manhã da última segunda-feira(22), a abertura oficial da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, cujo tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca – Am 5,24”.
O encontro foi realizado no Centro Dom Helder Câmara, em Pesqueira, e contou com vários participantes: padres, políticos, técnicos de órgãos públicos, bancários, agricultores, sindicalistas, conselheiros municipais, agentes Cáritas paroquiais e de pastorais, religiosas e estudantes, além dos integrantes do Balé Mulato que alegrou o momento com apresentação cultural.
O bispo diocesano, Dom José Luiz Ferreira Salles, na sua fala de abertura, provocou os presentes sobre o conhecimento em relação aos Planos Municipais de Saneamento Básico, responsabilizando todos pelo cuidado com a casa comum. Outro momento marcante na programação foi a mesa redonda que contou com a presença do gestor ambiental, Davi Calado, e do professor Luciano Gomes, representante do Consu Bitury. As falas colocaram elementos fundamentais sobre o contexto das nascentes dos rios que cruzam a Diocese de Pesqueira, assim como suas experiências de cuidar do planeta. Ao término das apresentações, o público foi convidado a interagir, contribuindo com a reflexão.
A secretária executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Neílda Pereira, motivou os encaminhamentos. Como gesto concreto foi definido: participação das escolas na formulação de textos e vídeos sobre diversas questões relacionadas a saneamento básico, criação de um blog para publicação dos trabalhos das escolas e a seleção de três projetos relacionados ao tema da CFE 2016 através do Fundo Diocesano de Solidariedade. No final do evento, foi lançado o material 2016 da Cáritas Diocesana de Pesqueira: agenda, calendários de parede e de mesa que faz alusão à Encíclica “Laudato Si”, escrita pelo Papa Francisco.
Por Heloisa Araújo, Neilda Pereira e Risaldo Gomes, da Cáritas Diocesana de Pesqueira
Fotos: Diego Freitas