Notícias

Empreende Migrante Comitê avalia planos de negócio e seleciona empreendimentos de migrantes com Fundo de Crédito Solidário

Empreende Migrante Comitê avalia planos de negócio e seleciona empreendimentos de migrantes com Fundo de Crédito Solidário

Nos dias 23 e 28 de maio, o Empreende Migrante Comitê (EMC) e equipe do Programa de Migração e Refúgio da Cáritas Regional Nordeste 2 (CBNE2) se reuniram de forma virtual e presencial, na Casa de Direitos de Pernambuco, para avaliação dos planos de negócio e seleção dos empreendimentos de migrantes que serão assessorados pelo EMC com o Fundo de Crédito Solidário.

Os integrantes do comitê serão responsáveis pela gestão do Fundo de Crédito Solidário destinado ao fortalecimento de empreendimentos de migrantes venezuelanos no território que abrange os estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

No primeiro encontro aconteceu de forma híbrida e foram avaliados três empreendimentos de migrantes. Já no segundo encontro presencial na Casa de Direitos teve início com um momento de chegança e mística conduzido pela assessora regional do programa, Mona Mirella, seguido da apresentação dos planos de negócio dos empreendimentos, leitura e assinatura do termo adesão para os voluntários que compõem o comitê, e assinatura do termo de adesão ao Código de Conduta e Ética da Cáritas Brasileira.

Os membros do EMC participarão das atividades pelo período de um ano, com atividades de avaliação dos planos de negócios, seleção das propostas, e gestão dos recursos financeiros e não financeiros do fundo, seguindo as diretrizes estabelecidas no regimento interno. A criação do EMC fortalece a estratégia de proteção do programa de Migração e Refúgio que promove a defesa dos direitos inalienáveis, e garantia da liberdade fundamental e o respeito pela sua dignidade humana dos migrantes.

Oito empreendimentos foram contemplados para receberem o Fundo de Crédito Solidário e assessoria do comitê. Desses, cinco são de Pernambuco, dois da Paraíba, e um de Alagoas: Tequenhos do Rey – Maceió (AL), Dona Emelis – Campina Grande (PB), Barbearia Ele Venezuelano – Campina Grande (PB), Empreendedores no Brasil – Igarassu (PE), Minha Esperanza – Igarassu (PE), Francy Beth Tranças e Penteados – Recife (PE), Cambalache Cultural – Olinda (PE),  e La Embajada Latina Dbv – Recife (PE).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *