Encontro em Brasília discutiu Gestão Integral de Riscos de desastres e Respostas a Emergências

Representantes da Cáritas Regional Nordeste 2, assim como agentes Cáritas de todo o país, que atuam na área de Meio Ambiente, Gestão de Riscos e Emergências (Magre), estiveram reunidos no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília (DF), de 11 a 14 de novembro de 2019, para o encontro de Gestão Integral de Riscos de desastres e Respostas a Emergências. O evento fez uma avaliação e proposição para ações em 2020, assim como estudos e aprofundamentos do Manual e do Protocolo para Redução de Riscos e Resposta (P3R) de atuação em emergências, publicados pela Cáritas Brasileira no início deste ano.
Os objetivos do encontro foram: Formar e capacitar agentes Cáritas multiplicadores em Gestão de Riscos de Desastres e Respostas a Emergências; Capacitar agentes para uso das Ferramenteas da Cáritas Brasileira para Resposta a Emergências a partir do Manual; Planejar e dar continuidade à formação e capacitação de agentes Cáritas de 12 Regionais e cinco articulações, com a realização de oficinas de formação locais, com efeito multiplicador.
A área de atuação Magre, promove ações de solidariedade em níveis nacionais e internacionais, de atendimento a comunidades afetadas por desastres socioambientais ou que estão em situação de vulnerabilidades em áreas de riscos. Assim como fomenta o debate público sobre meio ambiente, mudanças climáticas e justiça socioambiental, na prevenção de desastres, atendimento emergencial aos afetados e na reconstrução de comunidades mais seguras.
No primeiro semestre de 2020, a Cáritas vai realizar oficinas nos regionais e articulações da entidade para replicar o conteúdo do Manual e do Protocolo para a formação de agentes Cáritas e Comunitários. “A partir dessas oficinas queremos criar núcleos comunitários de redução de riscos e desastres e então a comunidade possa prevenir e se preparar para eventos adversos que impactam a vida da comunidade”, contou Fernando Zamban, diretor-executivo da Cáritas Brasileira e assessor nacional do Magre. A área de atuação do Magre tem sido apoiada pela Cáritas Alemã.