Notícias

Encontros de aprofundamento temático promovem reflexões sobre os impactos dos megaprojetos nas comunidades do Nordeste brasileiro

Encontros de aprofundamento temático promovem reflexões sobre os impactos dos megaprojetos nas comunidades do Nordeste brasileiro

Empoderar as comunidades sobre seus direitos, principalmente relacionados à instalação dos parques eólicos nas comunidades do Nordeste brasileiro. Esse é o primeiro objetivo específico do Projeto Promoção e Defesa de Direitos na perspectiva da construção de sociedades do Bem- Viver, executado pela Cáritas Brasileira  Nordeste 2 em parceria com a Misereor, nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.  Nos dias 15 e 16 de outubro, a Cáritas promoveu um debate envolvendo as Entidades Membros da Rede Cáritas, agricultores e agricultoras, Universidades e entidades parceiras no debate sobre os impactos causados pela chegada dos parques eólicos nas comunidades e biomas nordestinos.

O encontro de aprofundamento temático e consolidação de dados aconteceu de forma virtual, e nele foram apresentadas as informações obtidas através de uma pesquisa realizada pelo Regional,  feita com representantes de comunidades atingidas por megaprojetos no período de maio a agosto deste ano. Os dados apontam principalmente para as consequências danosas trazidas pela instalação dos aerogeradores nos âmbitos sociais, ambientais e econômicos em algumas comunidades dos estados de atuação da instituição.

No primeiro dia do encontro, que aconteceu com a presença de representações de Pernambuco e Rio Grande do Norte, além da apresentação dos dados da pesquisa, aconteceu a exposição das fala de Heitor Scalambrini, físico e professor aposentado da Universidade Federal de Pernambuco; e da doutoranda em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Moema Hofstaetter, que abordaram questões como energia eólica e a geração distribuída, importância de conceitos Para que? Para quem? E como produzir?, bem como os principais impactos sociais, ambientais e econômicos para as famílias atingidas com a chegada dos parques. O segundo dia de encontro ocorreu com a participação de representações dos estados de Alagoas e Paraíba, trazendo um debate sobre como os parques tem avançado nessas localidades e as as perdas que afetam as comunidades a partir da instalação dos parques. Foram convidados para exposição do tema o técnico da Cáritas Diocesana de Palmeira dos índios, Manoel Euclides; e Vanúbia Martins, da Comissão Pastoral da Terra na Paraíba.

Para a coordenadora de projetos do Regional NE2, Bruna Suianne, os debates sobre a temática precisam ser ampliados, mas principalmente como forma de incidência nas comunidades aonde existe a pretensão da instalação das torres. “Vale a pena salientar que não somos contra a energia eólica, mas a forma como está sendo implementada hoje junto às comunidades que acompanhamos, de forma que vem afetando a saúde e a dignidade das famílias.  O projeto em parceria com Misereor tem a perspectiva de atuar nesse debate em vários aspectos, mas principalmente fortalecendo essas pessoas acerca dos seus Direitos enquanto cidadãos”, reforçou. Ainda estão previstos mais 4 encontros de aprofundamento temático e consolidação de dados para as próximas etapas do projeto, que devem ser realizados presencialmente, no período do pós-pandemia.

Sobre o Projeto: Com atuação nos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte, o Projeto Promoção e defesa de Direitos na perspectiva da construção de sociedades do Bem Viver tem como objetivo geral apoiar ações integradas das populações desfavorecidas no nordeste do Brasil que fortaleçam a sua incidência nas políticas públicas, aumentem o seu protagonismo, fortaleçam a sua base de renda e, deste modo, que contribuam para uma melhoria geral das suas condições de vida. O projeto tem execução do Regional NE 2 e é uma parceria com a instituição católica alemã Misereor.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *