Notícias

Entidades Membro da CBNE2 se reúnem para Oficina de Planejamento, Monitoramento e Avaliação do Projeto Quintais Produtivos

A Cáritas Regional Nordeste 2 (CBNE2) em parceria com a Fundação Banco do Brasil (FBB), está implementando o projeto Quintais Produtivos que tem como objetivo estimular processos educativos voltados para a convivência com os biomas, promoção de segurança e soberania alimentar, e inclusão produtiva das famílias contempladas. Além de buscar fortalecer a organização produtiva das mulheres rurais para que possam incidir nas políticas públicas de apoio à agricultura familiar em seus territórios.

Entre os dias 15 e 17 de julho foi realizada a Oficina de Planejamento, Monitoramento e Avaliação do Projeto Quintais Produtivos, um encontro para contribuir na estruturação, desenvolvimento e acompanhamento de todos as etapas, e processos do Projeto, bem como, da equipe técnica e gestão envolvidas no planejamento proposto.

No primeiro dia ocorreu a solenidade de entrega dos veículos e motos para as quatro entidades membro que estão executando o projeto: Cáritas Diocesana de Pesqueira (PE), Cáritas Diocesana de Caicó (RN), Cáritas Diocesana de Campina Grande(PB) e Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios(AL), equipamentos que irão otimizar a ação junto às comunidades.

Para esse momento, tivemos a presença do bispo referencial da CBNE2, e Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson. Ele pode contribuir e trazer em sua fala ânimo para os agentes Cáritas presentes. “Penso o quanto é importante a ação da Cáritas na vida de tantas famílias. Com certeza esse projeto vai mudar a história de cada uma, e mais do que avaliação e dados, vocês estarão transformando vidas pelos simples fatos de irmos ao encontro delas, quando numa grande maioria, não é vista, e nem ouvida”, disse.

Além de Dom Delson, a secretária executiva da Cáritas Brasileira, Valquíria Lima, também prestigiou o momento fortalecendo a missão da Cáritas. “É interessante ver todas as ações da Cáritas e o quanto ela sempre vem atrelada a solidariedade que transforma. Quantas mulheres nesse projeto serão protagonistas das suas histórias e poderão mudar suas vidas tendo através da implementação de uma tecnologia social. Que mais projetos como esse aconteçam e possamos continuar nossa missão”, comentou Valquiria.

No decorrer dos outros dias da Oficina, durante a programação ocorreram atividades que incluíram momentos de oração, apresentações sobre as tecnologias sociais e a elaboração de um cronograma detalhado com prazos específicos para as próximas etapas e ações.

“Como foi bom estarmos reunidos nestes dias, não só aumentamos nossos vínculos, como nos fortalecemos e nos capacitamos para melhor aplicar os projetos nas regiões em que atuamos. Finalizamos essa oficina levando as sementes que iremos plantar e em breve ver os frutos que serão colhidos”, afirmou Charles André, coordenador do projeto na Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios (AL).

A ação dos Quintais Produtivos também pretende reduzir a vulnerabilidade socioeconômica por meio de processos formativos, além da instalação de hortas e pomares, da criação de galinhas,  implementação dos sistemas agroflorestais (SAF’s),  de cisternas de 5 mil litros, e plantações de base agroecológica que dialogam com a realidade dos agroecossistemas. O projeto irá atuar em 24 municípios nos estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, em parceria com as entidades membros da Rede Cáritas nestes estados.