Equipe do secretariado organiza ato no Dia da Consciência Negra

O pátio que fica em frente à Feira Nova do bairro de Água Fria, na Zona Oeste do Recife (PE), foi o espaço, na manhã da segunda-feira (20), que a equipe do Secretariado Regional e estudantes e gestores das escolas São Francisco de Assis e Pedro Augusto, ambas da região, escolheram para realizar ato público pelo Dia Nacional da Consciência Negra.
Na atividade, os moradores, comerciantes e quem circulava no entorno foram abordados e receberam panfletos sobre a temática em questão. O feirante Ilton Santos salientou que a conscientização é muito importante para que os negros sejam reconhecidos e tenham acesso a mais oportunidades. “Ainda é muito difícil, por exemplo, entrar no mercado de trabalho por conta da cor. E é preciso trabalhar isso na cabeça das pessoas para que se tenha mais respeito e menos preconceito”, disse.
Na mobilização, foram apresentadas músicas e recitada poesia, por estudantes, que remetiam à cultura afro-brasileira e ao dia celebrado em questão. Para a gestora da escola Pedro Augusto, Maísa Cabral, o envolvimento dos educandos da escola no ato dão alcance maior aos conhecimentos ensinados na sala de aula. “Cerca de 70% dos nossos discentes são negros e a prática do bullying, muitas vezes, surge a partir dessa realidade de preconceito. E nos cabe combater e fazer do ambiente escolar um espaço para a transformação que deve se estender à família, à comunidade. Isso é bom para fortalecer as relações humanas”, ressaltou.
O estudante Jeison Ferreira percebeu bastante receptividade do público ao longo da manifestação. “Há muito preconceito não só no Brasil, mas no mundo. Precisamos nos juntar e lutar contra isso”, avaliou.
A ação está integrada ao projeto Protagonismo Juvenil, desenvolvido pela equipe do Programa Infância, Adolescência e Juventudes da Cáritas Brasileira Regional NE2, com o apoio da Cáritas Alemã.
Por Wagner Cesario | Assessoria de Comunicação do Regional NE2