Notícias

Famílias assessoradas pela Cáritas Diocesana de Guarabira multiplicam canteiros econômicos através de partilha solidária

Famílias assessoradas pela Cáritas Diocesana de Guarabira multiplicam canteiros econômicos através de partilha solidária

O resultado foi possível a partir da parceria da Cáritas NE2 com a instituição alemã Misereor

Partindo do sentido da frase de Dom Hélder Câmara, “ótimo que a tua mão ajude o vôo, mas, que ela jamais se atreva a tomar o lugar das asas”, sobre a importância de incentivar o protagonismo social dos indivíduos, porém, com humildade e empatia de não lhe tomar a escolha de decisões, a Cáritas Regional NE2  através do Projeto Promoção e Defesa de Direitos na Perspectiva da Construção da Sociedade do Bem Viver, em parceria com a instituição alemã Misereor fomenta desde início de 2020, a multiplicação solidária de canteiros de produção à famílias agricultoras.

A partir do acompanhamento da Cáritas Diocesana de Guarabira (PB) a algumas comunidades do município de Cacimba de Dentro (PB), nove canteiros econômicos foram implementados graças aos encontros de formação com estas  comunidades sobre as Unidades de Desenvolvimento Territorial (UDTS), no final de 2019.

Como as famílias já possuem a cultura do plantio de hortaliças nas comunidades, mas, nem sempre há uma estrutura organizada para isso, perceberam que através da multiplicação solidária seria uma forma de proporcionar algo estruturado para produção nos quintais produtivos.

Neste sentido, formaram um grupo com 10 famílias que criaram um fundo solidário   mensal, assim, juntaram o valor de um canteiro, e decidiram de forma coletiva a divisão e recebimento dos frutos para cada família. Os canteiros econômicos adotam em sua estrutura um sistema alternativo de aspersão feito com garrafa pet, diferente do sistema convencional. Neste sistema é apresentada as famílias a reflexão da questão ambiental, como  a coleta das garrafas na cidade e nas comunidades.

O grupo também desenvolveu uma caderneta de controle deste fundo solidário , e busca com esta experiência fortalecer a produção de alimentos saudáveis no espaço das famílias, como também, a experiência de comercialização nas feiras das comunidades.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *