Formação para multiplicadores da Campanha Fazer Política DemocraticaMENTE reúne jovens de quatro estados do Nordeste

O momento reuniu cerca de 40 jovens e adolescentes de 10 Dioceses com atuação da CBNE2 nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba
“A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo”, inspirados nas palavras do Papa Francisco , e fomentando a promoção e o fortalecimento de ações que envolvem a juventude na Rede Cáritas Nordeste 2, a Campanha Fazer Política DemocraticaMENTE de 04 a 06 de agosto promoveu um Encontro de Formação para Multiplicadores da campanha nos estados de Al, PE, PB e RN. O momento foi realizado através da parceria da Cáritas Brasileira NE2 ( CBNE2) e a instituição católica alemã Misereor, em Recife, e reuniu cerca de 40 jovens e agentes da CBNE2.
Os jovens que participaram do encontro tem como objetivo realizar um trabalho de conscientização política e estimular posicionamentos críticos perante as eleições de 2022, bem como ressaltar a importância da organização social na conquista de direitos.
A programação iniciou com um jantar cultural de acolhida na sexta-feira,4, possibilitando a integração entre os jovens e troca de experiências e saberes. Durante o dia do sábado, aconteceu a formação sobre a história e missão da Cáritas, seus valores e perfil dos agentes Cáritas, seguida da explanação da Campanha Fazer Política DemocraticaMENTE, seu objetivo e produtos de divulgação da campanha. Os jovens também participaram de oficinas de fotografia e stop motion (técnica de animação usada com recursos de uma máquina fotográfica ou de um computador, através de fotografias que formam um vídeo) , finalizando no domingo, com uma oficina sobre redes sociais.
“Eu achei muito interessante, eu não conhecia muito bem todas as ações que a Cáritas realizava, e esse encontro possibilitou que eu conhecesse e que eu possa replicar o que aprendi na minha cidade”, relata Ana Letícia, voluntária da Cáritas Diocesana de Mossoró (RN).
Ao final do encontro, os jovens receberam material da campanha para distribuir e mobilizar em seus territórios, paróquias, comunidades e escolas, como: camisas, folders, banners, bóttons, panfletos, adesivos de carros, praguinhas e etc. Também foi lançada uma Gincana, onde a equipe que completar o maior número de tarefas de divulgação ganha um intercâmbio imersivo de experiências culturais no território do Recife.
A Campanha Fazer Política DemocraticaMENTE segue até o final do período das eleições e busca promover uma conscientização política, fomentar a difusão de conhecimento, promoção de debate, reflexão, formação de senso crítico e empoderamento das comunidades para uma participação política ativa, sobretudo diante do cenário das eleições de 2022.
A Iniciativa tem por lema a frase: “A melhor forma de ajudar os outros é provar-lhes que eles são capazes de pensar”, fala registrada pelo fundador e patrono da Cáritas Brasileira, Dom Helder Camara, um dos grandes defensores dos direitos humanos e incentivador do protagonismo social, sobretudo dos menos favorecidos na sociedade.