Fórum Cáritas da Paraíba planeja seminário sobre impacto de grandes projetos

A realização do Seminário “Grandes Projetos: Ameaças ao Bem Viver”, que acontecerá no próximo dia 25 de setembro, no auditório municipal de Monte Santo, em Picuí, na Paraíba, foi discutida na reunião do Fórum Cáritas da Paraíba, que aconteceu nessa quarta-feira (11), na Casa de Convivência João Paulo II, dentro no Hospital Padre Zé, em João Pessoa, e reuniu representantes da Cáritas Diocesanas de Patos, Guarabira e Campina Grande, além da Ação Social Arquidiocesana (ASA) de João Pessoa e da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, do Recife.
O evento do final do mês pretende mostrar o impacto dos grandes empreendimentos na vida de pequenas comunidades, assim como para o meio ambiente, na perspectiva das mudanças climáticas, além dos prejuízos econômicos, sociais e culturais da chagada dos grandes projetos no Brasil e, sobretudo, nas regiões cobertas pela Cáritas Regional NE2. O Projeto Misereor vai trabalhar essa temática nos próximos três anos e o Fórum será o espaço para esses debates, assim como um momento de construção coletiva das atividades Cáritas nessas regiões.
Neste fórum, os participantes fizeram um momento de partilha entre as entidades membro na abertura do encontro, com uma conversa sobre planejamento e imagem do Fórum Cáritas Paraíba, discutiram o momento de transição do Regional NE 2, as ações do Misereor, as funções dos articuladores e a agenda do Fórum. No período da tarde, foi finalizado o planejamento das atividades dos próximos meses, e feitas discussões sobre a assembleia Cáritas para escolha dos próximos conselho e secretariado regional.