Fundação Interamericana visita a Cáritas Brasileira NE2

A Cáritas Brasileira NE2 recebeu no dia 14 de setembro a Fundação Interamericana (IAF) através do seu representante, David Fleischer, na Casa de Direitos. A visita reuniu agente Cáritas do Programa Migração e Refugio, a coordenação colegiada da CBNE2, na pessoa da secretaria executiva, Neilda Pereira e migrantes venezuelanos.
A programação contou com uma roda de conversa onde os migrantes puderam se apresentar e expor suas experiências nos projetos realizados pela CBNE2 em parceria com IAF. “Tenho muita gratidão a Cáritas, porque quando cheguei no Brasil não tinha renda, e a partir do curso de produção de bolos comecei a me qualificar e hoje tenho meu empreendimento vendendo bolos e salgados da culinária venezuelana”, afirmou a migrante venezuelana, Soraya Carolina.
Não só a fala de Soraya, mas também dos outros migrantes presentes foram de gratidão pela assessoria e acolhimento da CBNE2 para com eles. Dentro as ações com os migrantes, está o acompanhamento de empreendimentos, assistência jurídica, entrega de kits profissionalizantes, cursos gratuitos de qualificação profissional, realização de feiras e Mostras Interculturais Brasil y Venezuela, entre outras.
“Para IAF esse projeto junto com a Cáritas foi muito importante porque permitiu a integração de migrantes venezuelanos em Pernambuco e em outros estados do Nordeste. A metodologia que eles adotaram junto aos migrantes é muito eficaz, porque permitiu a integração não só social, cultural, mas também econômica. E para IAF isso é de grande valor”, afirmou David.
Ao final, algumas venezuelanas puderam expor os produtos dos seus empreendimentos, e os presentes puderam ver de perto o trabalho artesanal feitas por elas. Em seguida, o momento foi finalizado com visita ao escritório da CBNE2.