Fundos Rotativos Solidários chegam às comunidades de Maravilha (AL)

A Cáritas Regional Nordeste II realizou, na última sexta-feira (22), a Oficina Comunitária de planejamento para a implantação da Unidade de Desenvolvimento Territorial (UDT) e organização de Fundos Rotativos Solidários (FRS), na comunidade do Sítio Boa Vista, localizada na Zona Rural do município de Maravilha|AL, através do Projeto Misereor.
Com a formação das UDTs, os agricultores se organizarão para a utilização dos fundos, o que permitirá a construção de biodigestores nas propriedades beneficiadas. Através dos recursos, os agricultores podem investir em projetos de construção de uma tecnologia por vez para cada beneficiado e, após o beneficiamento de todos, os valores voltam a ser utilizados em nova UDT.
Os FRS são considerados uma ferramenta de democratização para que agricultores familiares tenham acesso a várias inovações agroecológicas e outros benefícios. Enquanto processos de gestão coletiva de recursos, os fundos são voltados para a sustentabilidade local e territorial e para a mobilização social, constituem-se em espaços geradores de riquezas e saberes. Essas experiências foram iniciadas na década de 1980, com ações significativas que refletiam a necessidade de superação da fome e da pobreza em grande parte do país.