Notícias

Histórias de superação: famílias contempladas com Unidades Demonstrativas Territoriais contam como iniciativas da Cáritas NE2 mudaram suas vidas

Histórias de superação: famílias contempladas com Unidades Demonstrativas Territoriais contam como iniciativas da Cáritas NE2 mudaram suas vidas

Os depoimentos compilam histórias de beneficiários(as) no estado da Paraíba, acompanhados pela Cáritas Diocesana de Campina Grande

 

“Eu era uma rosa murcha, agora eu sou uma rosa que desabrochou. Mesmo em meio a violência, hoje eu sinto que desabrochei”, o relato é de Rosilda dos Santos Lima, moradora do Sítio das Furnas, em Campina Grande, Paraíba. Rosilda, ou Dona Rosa, como gosta de ser chamada, recebeu seis tecnologias sociais integradas  as Unidades Demonstrativas Territoriais UDT’s, que fazem parte do projeto “Promoção e Defesa de Direitos na Perspectiva da Construção de Sociedades do Bem Viver”, parceria da Cáritas Brasileira NE2 – CBNE2 e Misereor.

Durante seu relato, a agricultura, mãe solo de 5 filhos, contou das inúmeras violências que sofreu ao longo de 23 anos por conta do então ex-companheiro. Vítima de violência doméstica, dona Rosa, se via em um ciclo infinito de medo e angústia sempre que via o marido voltar para casa.

Foi então que resolveu denunciar as violências físicas, e se inscreveu na lista de famílias para receber as tecnologias sociais do Projeto. Quando sua história se espalhou, e chegou aos ouvidos de uma técnica de Campo da CBNE2, e de um diácono da região de Montadas, na Paraíba, a história de dona Rosa trilhou um desfecho impressionante, ela conseguiu receber seis tecnologias sociais que possibilitaram o complemento de sua renda, sendo: casais de animais, cocheira, forragem, tanques de ração, composteira e um bioágua. “ Quando eu soube que haveria possibilidade de  ser contemplada nesse projeto eu me interessei bastante, eu já criava galinha, mas precisava de uma melhor estrutura e também precisava complementar minha renda, e esse projeto veio para me ajudar nesse sentido”, completa dona Rosa.

A propriedade da agricultura hoje em dia já ganhou cor e vida, como ela mesmo compara o canteiro de flores que cultiva na entrada de sua casa e que exibe com orgulho. (inserir foto de dona Rosa na frente do Canteiro)

Economia no gás de cozinha

No mesmo município, uma outra família chama atenção pela história, no sentido da economia do gás de cozinha através da implementação de um biodigestor no quintal de casa.“Por mim só tenho que agradecer, é um prazer muito grande ter recebido esse projeto, minha renda está muito melhor, tenho economizado R$120,00 reais já há 8 meses, se comprei um ou dois botijões de gás foi muito, só para ter uma reserva”, relata seu Antônio, agricultor e beneficiário do projeto “Promoção e Defesa de Direitos na Perspectiva da Construção de Sociedades do Bem Viver”, no município de Campina Grande, Paraíba.

Além do biodigestor, Seu Antônio e sua esposa Maria do Socorro, receberam um casal de porcos de criação para abastecimento do biodigestor, uma fossa, um canteiro econômico e um bioágua. “Este é um período de muitas chuvas, mas já vamos iniciar a cuidar do nosso canteiro, gostei demais de receber tudo isso, mudou minha vida”, conclui dona Maria do Socorro.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *