II Semana Dom Helder Camara: Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária e oficinas marcam participação da Cáritas NE2

Em parceria com a Cátedra UNESCO/UNICAP de Direitos Humanos Dom Helder Camara e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), a Cáritas Brasileira Nordeste 2 (CBNE2) participou da II Semana Dom Helder Camara, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no bairro da Boa Vista.
Em sua segunda edição, a semana trouxe em sua programação debates, palestras, oficinas, painéis e apresentações culturais com o intuito de disseminar a cultura de paz por meio do legado de Dom Helder. E dentro da programação, aconteceu a feira da agricultura familiar e economia popular solidária com agricultores(as) familiares assessorados pela CBNE2.
Além dos agricultores(as), empreendedores(a) venezuelanos e artesãos(ãs) acompanhados pelo CBNE2 também puderam expor e comercializar no hall do bloco A da Unicap, produtos como hortaliças, frutas, raízes, pães, bolos, doces biscoitos, produtos de crochê, artesanatos, entre outros.
“Nos sentimos muito privilegiadas de estarmos participando de uma feira como essa, dentro de uma universidade. Sou muito grata a Cáritas por nos incentivar e sempre nos apoiar para estarmos nesses lugares. Muitas pessoas vieram na minha barraca e puderam consumir dos meus produtos”, afirmou a agricultora Edna Maria.
Também, na programação, a Cáritas Ne2 realizou duas oficinas: “Migrantes e Refugiados em Pernambuco: a experiência da Casa de Direitos” e “Meio ambiente, gestão de risco e emergência”. A primeira apresentando as iniciativas que vem sendo realizadas na Casa de Direitos e Programa de Migração e Refúgio da CBNE2, e a atual situação dos migrantes e refugiados em Pernambuco, e a segunda sobre garantia de direitos de comunidades afetadas pelas mudanças climáticas no Recife e na Região Metropolitana. Nesta última estiveram presentes nas oficinas, estudantes e representantes do Laboratório de Inovação para Mudanças Climáticas e Sustentabilidade da Unicap (LIMCS) e do Coletivo Somos Todos Muribeca.
Ao final das oficinas, os participantes fizeram uma visita guiada para conhecer a Casa de Direitos, a feira de agricultura familiar e economia popular solidária e o LIMCS.
Para Marcelo Trindade, representante do Coletivo Somos Todos Muribeca, “a troca em espaços como este é de fundamental importância. Aprendemos muito com outras realidades, enxergamos soluções e o que pode ou não ser adaptado para nossa comunidade. Trocas assim são essenciais para a nossa comunidade”, finaliza.