III Ato Agosto das Juventudes: Jovens do campo e da cidade vão às ruas contra o fascismo e pela democracia

Cáritas Regional Nordeste 2 e Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife apoiam o movimento e acompanham os jovens dos projetos da entidade
Jovens do Projeto Piaj e Pana, executados pela Cáritas, estarão nas ruas na próxima sexta-feira (23), em tribuna com denúncias, caminhada e intervenções artísticas contra o cenário político atual. Para barrar a crescente onda totalitarista, de perseguição aos movimentos sociais, aumento das desigualdades e dos altos índices de mortes de jovens negros, índios, LGBTs e mulheres no Brasil, o Fórum das Juventudes de Pernambuco (FOJUPE) e dezenas de instituições, vão tomar as ruas do Recife com a realização do III Ato Agosto das Juventudes: “Fascismo Aqui Não Se Cria: Juventude do Campo e da Cidade Pelo Fortalecimento das Políticas Públicas e da Democracia”, que acontece a partir das 13h, no Parque 13 de Maio.
O objetivo é dar visibilidade e continuidade às denúncias da Carta Política do FOJUPE sobre as violações de direitos sofridas pelos jovens do campo e da cidade e reclamar os direitos previstos no Estatuto da Juventude e a efetividade dos planos estadual e municipais voltados para essa população.
O III Ato Agosto das Juventudes irá realizar um Tribunal Popular no meio do Parque 13 de Maio. Os jovens urbanos e rurais vão subir no palanque para fazer denúncias e propostas sobre os espaços e serviços públicos do Estado, bem como das suas perspectivas de vida de acordo com suas realidades. Três juradas especialistas na temática de juventude (Joana Santos, Luiza Marillac e Waneska Bonfim) irão avaliar as demandas abordadas. O documento desta ação será anexado à Carta Política do FOJUPE como produto de 2019.
A marcha das juventudes terá início às 16h com destino ao Armazém do Campo (Rua Imperador Dom Pedro II, 387, Santo Antônio). A partir das 18h, haverá a Noite Cultural com rodas de coco, danças africanas, indígenas, apresentações de passinho e declamações de poesia do lado externo do Armazém voltado para o BRT. A organização do evento estima a participação de aproximadamente mil pessoas entre estudantes, artistas, coletivos de juventudes (rurais, urbanos, antiproibicionistas, LGBTs) e Organizações da Sociedade Civil do Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana.
Agosto das Juventudes
Em alusão ao dia 12 de agosto, data estipulada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional das Juventudes, o FOJUPE constrói coletivamente – com cerca de 50 grupos, organizações juvenis e da sociedade civil das quatro Regiões de Desenvolvimento do Estado – três ações estratégicas de mobilização, formação e incidência política.
O FOJUPE
Com nove anos de luta por políticas públicas no Estado, o Fórum das Juventudes de Pernambuco (FOJUPE) agrega mais de 50 coletivos juvenis urbanos e rurais e Organizações da Sociedade Civil em todas as Regiões de Desenvolvimento do Estado, se propondo a ser um espaço de diálogo, formação e incidência política das juventudes e para as juventudes pernambucanas.
Fazem parte desta articulação:
Cáritas, Action Aid, Casa da Mulher do Nordeste, Centro Sabiá, Diaconia, ETAPAS, EQUIP, FASE, FETAPE, GAJOP, Visão Mundial, com apoio de Terre Des Hommes, Pão Para o Mundo, Tearfund e OAK Fundation.