Notícias

Inter-regional Nordeste foi espaço de trabalhos, debates e trocas de experiências

Inter-regional Nordeste foi espaço de trabalhos, debates e trocas de experiências

O momento encerrou os encontros locais de preparativos para a Assembleia Nacional da Cáritas, que vai acontecer no estado do Piauí

Um convite à esperança, à luta e ao trabalho em benefício dos mais necessitados. A fé em dias melhores foi o que motivou os integrantes da Cáritas, que participaram do Inter-Regional Nordeste, de 22 a 25 de agosto, na cidade de Aracati, no Ceará. Os trabalhos preparatórios para a 24ª Assembleia Nacional Cáritas Brasileira – Bem Viver Esperança, resistência e Profecia, já foram baseados no evangelho de Lucas (21,28), tema do evento que acontecerá em novembro, e que estimula todos a erguer e levantar a cabeça para a libertação que está próxima.

No primeiro dia, a programação incluiu a chegada das delegações, oração inicial, apresentação dos participantes e roda de conversa com Soraia Vanini, Carlos Humberto e Padre Hermano Allegro. Com o objetivo de discutir a conjuntura sócio-ambiental-política e eclesial, os debatedores trouxeram questões como desigualdade social, queimadas na Floresta Amazônica e a visão do Papa Francisco sobre o momento atual no mundo e na igreja.

O segundo dia de programação foi intenso, encorajador, rico em conhecimentos e fraterno. Uma celebração deu início aos trabalhos e fortaleceu a fé e a esperança dos participantes que, após a missa, se dividiram em três grupos para vivenciar experiências comunitárias, de organização social, luta por direito à terra e economia solidária. De volta ao espaço Marista, cada grupo compartilhou o aprendizado e fez correlação com a missão Cáritas, baseados nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Os trabalhos seguiram com as orientações sobre a Assembleia Nacional, e a noite foi para confraternização do grupo.

O terceiro dia foi reservado para escuta da assembleia, com análise do instrumento síntese pelos grupos divididos em blocos sobre a Identidade Institucional; Mística, missão e sonhos; e Organização e Gestão da Entidade Membro e Cáritas Brasileira. A parte final dos trabalhos do dia foi de avaliação e discussão sobre processo eleitoral, informes da Assembleia Nacional, encaminhamentos finais e mística de envio. O encerramento das atividades aconteceu com passeios para Canoa Quebrada e retorno das delegações.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *