Notícias

Jovens de comunidades rurais realizam primeiro intercâmbio de práticas agroecológicas

Jovens de comunidades rurais realizam primeiro intercâmbio de práticas agroecológicas

Visando promover ações formativas do Projeto Fortalecimento Econômico de Jovens Rurais do Semiárido, uma realização da Cáritas Brasileira Nordeste 2, em parceria com a organização internacional Manos Unidas, no último dia 12 ocorreu o primeiro intercâmbio entre jovens produtores agrícolas no Sítio Cruz,  município de Garanhuns.

O objetivo do intercâmbio foi proporcionar aos participantes conhecimentos a partir das vivências de forma sustentável e com base agroecológica, como forma de ampliar e agregar experiências em sistemas e tecnologias sociais, que envolvam os diversos elos da cadeia produtiva orgânica. O local onde foi realizado a formação, o Recanto Sustentável, é um espaço de referência no desenvolvimento de manejos agroecológicos.

Ao todo, 33 (trinta e três) jovens rurais, de quatro comunidades quilombolas e tradicionais de Bom Conselho participaram do intercâmbio, sendo elas: Comunidade Quilombola Amargoso, Comunidade Quilombola das Flores, Comunidade Quilombola em Angicos e Rural Barra do Brejo.

Durante o intercâmbio os jovens puderam experimentar três momentos, primeiro uma apresentação sobre a história da propriedade; em seguida, apresentação das práticas nos espaços de intervenções, e por fim uma avaliação e sistematização de tudo que foi visto durante a troca de experiência.

Os jovens parabenizaram o proprietário do espaço pela experiência desenvolvida no local, e contaram que se  sentiram motivados (as à produzir e implantar algumas ideais em sua localidade.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *