Jovens do PIAJ usam novas linguagens para discutir violência e Cultura de Paz

Oficinas de teatro, dança e esporte animaram os jovens do Programa Infância, Adolescência e Juventude (PIAJ), na manhã deste sábado (31), na sede da Escola Gigante do Samba, localizada na Bomba do Hemetério, Zona Norte do Recife, onde está montado o primeiro núcleo de Mediação de Conflitos apoiado pela Cáritas Regional Nordeste 2. Alunos e ex alunos das escolas estaduais São Francisco de Assis e Pedro Augusto participaram do evento.
Através de dinâmicas em grupo, os cerca de 30 jovens e adolescentes em formação como Mediadores de Conflito pelo projeto começaram a preparação para o I Intercâmbio Juvenil de Mediadores de Conflitos Escolares – Um Olhar na Sociedade do Bem Viver, que acontecerá no próximo dia 14 de setembro. Na ocasião, os estudantes apresentarão o aprendizado sobre o tema, assim como debaterão a violência urbana em Pernambuco e caminhos para a Cultura de paz, promovida pela Igreja Católica, da qual a Cáritas faz parte em sua dimensão pastoral.
Segundo a educadora social do Programa, Roseane Ferreira, as oficinas têm o objetivo de ajudar os alunos a encontrar a melhor linguagem para falar sobre os temas. “Eles também serão preparados para levar a mensagem de Pernambuco ao Intercâmbio da Juventude, um evento que acontecerá dentro do seminário “Conhecer para Construir uma Sociedade do Bem Viver”, programado para o mês de novembro, na cidade de Caicó, no Rio Grande do Norte.