Notícias

Jovens em formação pelo PIAJ dão aula sobre Mediação de Conflitos

Jovens em formação pelo PIAJ dão aula sobre Mediação de Conflitos

Em atividade prevista no Programa, os próprios alunos repassaram conhecimentos sobre o tema para dezenas de outros estudantes da escola

Empoderados e multiplicadores de uma Cultura de Paz. Estão assim os 15 jovens e adolescentes em formação como Mediadores de Conflitos na Escola Estadual Pedro Augusto, localizada no bairro do Fundão, Zona Norte do Recife. Na manhã dessa sexta-feira (16), o grupo realizou palestra dentro da escola, falando com propriedade sobre o tema Mediação de Conflitos para outros 100 estudantes do ensino fundamental e médio da instituição de ensino.

Durante a atividade, os multiplicadores mostraram o que aprenderam de maio até hoje, inseridos no Programa Infância, Adolescência e Juventude (PIAJ), que a Cáritas Nordeste 2 está executando também na Escola São Francisco de Assis, no bairro do Arruda. Além do trabalho com os jovens, o PIAJ ainda sensibiliza as comunidades, com a criação e fortalecimento dos Núcleos de Mediação em Chão de Estrelas e na Bomba do Hemetério.

A palestra contou com a participação de representante do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, desenvolvido pela Policia Militar de Pernambuco na comunidade escolar, Major Marcio Fernando Ferreira da Silva. Na ocasião, o PM falou da influência das drogas para o aumento da violência, falou dos cuidados necessários para se manter longe do vício, assim como sobre a importância da cultura de não violência no ambiente escolar.

Segundo a educadora social do Programa, Roseane Ferreira, os jovens que estão sendo trabalhados já dominam o tema e repassaram o conhecimento com muita propriedade. “O objetivo do projeto com esses jovens é capacitá-los para que, na linguagem deles, possam passar a mensagem da paz com mais força para outros adolescentes e jovens dentro e fora do colégio, e isso eles já estão fazendo perfeitamente”.

A próxima ação do PIAJ será também uma palestra, dessa vez realizada pelos alunos da Escola São Francisco de Assis. Parte desses alunos estará ainda representando seus espaços de diálogo no próximo Dia 23, durante o Agosto da Juventude, em caminhada pelo centro do recife.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *