Jovens em formação pelo PIAJ se preparam para encontro nacional da Cáritas

Arte com bonecos foi a maneira encontrada pelos 14 jovens mediadores de conflitos em formação pela Cáritas Regional NE2, para falar de violência, discriminação, bullying e construção de uma Cultura de Paz promovida pela Igreja Católica, na qual a Cáritas faz parte na sua dimensão pastoral. A atividade aconteceu neste sábado (14), no Centro de Formação e Lazer do Sindsprev, durante o I Intercâmbio Adolescentes Mediadores de Conflitos Escolares do Recife.
Com uma plateia de mais 20 outros jovens do Projeto Movimento Juvenil de Articulação Comunitária: Uma intervenção pela Construção de uma Cultura de Paz, dentro do Programa PIAJ, os estudantes se prepararam para apresentar o conhecimento sobre o assunto através da arte, no Encontro Nacional de Juventudes Cáritas, que acontecerá na cidade de Caicó/RN, em novembro. Nessa oportunidade, o grupo já se mostrou afinado com a temática que trabalham nas escolas onde estudam na Zona Norte do Recife, e prometem fazer bonito no evento interestadual.
O dia foi de trabalho, mas também de muita reflexão e lazer. Na programação da manhã, após a acolhida do grupo, todos participaram de uma roda de diálogo, com a coordenadora do programa de Mediação de Conflitos da Secretária Executiva de Direitos Humanos de Pernambuco, Alessandra Lima. O momento foi de conversa informal sobre a Mediação de Conflitos Escolares numa perspectiva de Cultura de Paz.
O grupo participou também de oficinas culturais, com temáticas voltadas às questões de violência doméstica, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, mediação de conflitos e inclusão social, além de oficina de esportes direcionados. O intercâmbio reuniu os jovens protagonistas do PIAJ com os alunos acompanhados pelo projeto nas escolas São Francisco de Assis e Pedro Augusto.