Notícias

Jovens quilombolas são contemplados com Fundo Rotativo Solidário em Bom Conselho (PE)

Jovens quilombolas são contemplados com Fundo Rotativo Solidário em Bom Conselho (PE)

Ao todo, 15 empreendimentos terão acesso a recursos financeiros para realizar melhorias e reparos nos seus empreendimentos

“Antes eu vendia leite de porta em porta e quando engravidei não tive mais condições de continuar, a Cáritas chegou com esse projeto, me contemplou e me deu um novo propósito”. Este é o depoimento da jovem quilombola, Maria Jaíne, que está entre os 15  empreendedores contemplados pelo Projeto Fortalecimento Juvenil: Tecendo o Bem Viver de Comunidades Quilombolas e Campesinas de Bom Conselho. A inciativa é uma parceria da Cáritas Brasileira NE2 e a instituição espanhola, Manos Unidas, com execução da Cáritas Diocesana de Garanhuns.

O objetivo do projeto é promover, formações, cursos, oficinas a jovens quilombolas empreendedores para garantir a conscientização sobre a importância da prática da economia solidária a partir das atividades que eles realizam. Vários são os tipos de empreendimentos desenvolvidos pelos jovens, como a criação de ovinos, bovinos, suínos, lanchonete, padaria e outros.

Como desdobramento do projeto, no último dia 20 de outubro, foi realizada a inauguração do Fundo Rotativo Solidário (FRS), um instrumento de crédito solidário que funciona sem intermediação de bancos ou entidades financeiras. Os jovens  empreendedores  receberão  um fundo no  valor de 59 mil reais que será distribuído entre eles  a partir do Comitê Gestor formado pelos próprios jovens, com assessoria da equipe da Cáritas Diocesana de Garanhuns, que irá planejar e monitorar a utilização desse recurso.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *