Lançamento da Campanha da Fraternidade na Casa do Pão prepara os fiéis para o início de reflexão da Quaresma

Pela terceira vez o tema abordado é a fome, trazendo à tona o sofrimento das pessoas que vivem que situação de exclusão e vulnerabilidade social
“A igreja vem incluindo na Quaresma a Campanha da Fraternidade, para possibilitar não ficarmos só na reflexão e termos ações concretas para com as pessoas carentes. Pela terceira vez debatemos a fome, algo muito urgente, que infelizmente precisamos voltar a esse tema. Bom seria não ser mais necessário, mas infelizmente isso é urgente”. Dom Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife, durante a celebração de lançamento da Campanha da Fraternidade 2023 (CF) nesta quarta – feira de cinzas.
É a terceira vez que a fome é tema da Campanha promovida pela Igreja Católica. A volta se deve à urgência da situação no país que segundo pesquisas mais de 33 milhões de pessoas estão em situação de fome no Brasil, o número é quase o dobro do contingente estimado em 2020 e representa 14 milhões de pessoas a mais passando fome no Brasil. (Rede Penssan)
Com o tema “Fraternidade e Fome”, e lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” a campanha nos convida a sermos mais fraternos, sermos pessoas que sabem dividir, e experimentar a solidariedade na perspectiva de consolidar ações concretas que tragam resoluções para a miséria e vulnerabilidade que aflige uma parte da população brasileira.
O lançamento da Campanha neste ano aconteceu na Casa do Pão, localizada na rua do Imperador, bairro de Santo Antônio. A casa visa distribuição de alimentos e atendimento psicossocial e jurídico às pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social no Centro do Recife. Segundo o gestor da Casa do Pão, diácono Aerton Carvalho, mais de 2 mil refeições são distribuídas durante os três horários do dia no local “ a casa é fruto do Congresso Eucarístico de 2020, e é um gesto concreto desse evento, levando pão às mesas das famílias necessitadas no Centro do Recife, e hoje com esse lançamento, queremos multiplicar ações como essas que são realizadas”, conclui.
Durante a programação, aconteceu um momento de abertura situando o público presente do objetivo da Campanha e seus desdobramentos, antes da finalização com a celebração eucarística, aconteceu uma coletiva de imprensa com Dom Fernando Saburido, Dom Limacedo, e representantes das UFRPE, UFPE, Prefeitura do Recife, Fecomércio e outas Organizações da Sociedade Civil – OSC.
“ A abertura da Campanha da Fraternidade ser nesse lugar convida esses órgãos, o Ministério Público, instituições educacionais a pensar no tema da fome e como instituir políticas públicas eficazes que venham mitigar o impacto e a situação de moradia das pessoas que vivem no abandono das ruas, é um gesto concreto de solidariedade, de igreja e de amor ao próximo”, declara Dom Limacêdo, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife.
O momento finalizou com a celebração eucarística, com momentos simbólicos como comunhão da hóstia e as cinzas, com o intuito de trazer à tona a reflexão da fluidez da passagem da vida e o início do período da Quaresma.