Notícias

Natal sedia Seminário de Migração, Refúgio e Apátridas

Natal sedia Seminário de Migração, Refúgio e Apátridas

Com o objetivo de acolher, promover, proteger e integrar que a Cáritas Brasileira Nordeste 2 (CBNE2) vem realizando iniciativas para migrantes e refugiados que chegam nos quatros estados de atuação: Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte.

Assim, na manhã da última sexta-feira, 24, o Programa de Migração e Refúgio da CBNE2 promoveu junto as entidades membro do estado do Rio Grande do Norte o Seminário Migração, Refúgio e Apátridas, no Centro Pastoral Pio X, na capital potiguar.

A atividade reuniu representantes das entidades membros do Rio Grande do Norte como a Cáritas Arquidiocesana de Natal, Cáritas Diocesana de Mossoró e Cáritas Diocesana de Caicó, e do poder público,  e o bispo Dom João Santos. que refletiram sobre direitos e iniciativas que promovem o bem-estar de pessoas em contexto migratório no estado.

Durante o momento, a assessora Regional de Migração e Refúgio, Mona Mirella apresentou as ações que a CBNE2 que vem realizando através da Casa de Direitos de Pernambuco. Em seguida, representações de outras entidades puderam expor suas atividades e suas colocações referente a temática.

O seminário teve como objetivo apresentar as atividades realizadas pela iniciativa, resultados alcançados por meio das ações junto à população migrante e refugiada no Nordeste 2, e também discutir possíveis ações para garantir o acolhimento deles na região.

“A acolhida deve fazer parte da vida de um cristão/ã. Por isso, parabenizo a Cáritas em acolher os/as estrangeiros/as em suas diversas ações”, afirmou o arcebispo de Natal, Dom João Santos.

Também estiveram presentes representações do Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do Rio Grande do Norte, da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, da Paróquia São Miguel Arcanjo, em Extremoz e da Arquidiocese de Natal.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *