Núcleo de Mediação instaurado pela Cáritas é homenageado em Cantata Natalina

Nas comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos, realizadas pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco (SJDH) nessa terça-feira (10), o Núcleo de Mediação Comunitária de Conflitos de Chão de estrelas, inaugurado no dia 13 de novembro com apoio da Cáritas, foi quem ganhou um presente. Durante a Cantata Natalina, que aconteceu a noite na Praça do Arsenal, os representantes do Núcleo receberam o Certificado Miguel Arraes de Justiça e Direitos Humanos, um reconhecimento pelo empenho e trabalho desenvolvido em defesa dos Direitos Humanos no ano de 2019.
O Núcleo funciona no Centro de Organização Comunitário de Chão de Estrelas, localizado no bairro de Campina do Barreto, e tem como objetivo promover a cultura de paz e a redução da violência na localidade, por meio da justiça restaurativa com atuação da própria população. Ao todo, são 12 mediadores comunitários formados pela SJDH que, através da intervenção pacífica com base no diálogo, estão à disposição da comunidade para intervir com sucesso nos conflitos trazidos por moradores da região.
A ideia de montar o espaço em Chão de Estrelas partiu da intervenção do Programa Infância, Adolescência e Juventude (PIAJ), executado pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, na dimensão comunitária do Projeto. O PIAJ é responsável também pelo surgimento de outros dois Núcleos de Mediação que funcionaram dentro de escolas estaduais da Zona Norte do Recife.