Notícias

Parceria entre Cáritas NE 2 e Governo de PE oferecerá núcleos de mediação

Parceria entre Cáritas NE 2 e Governo de PE oferecerá núcleos de mediação

A assinatura de um termo de cooperação técnica, no último dia 18, marcou o início da parceria entre a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco para instalação e acompanhamento de dois Núcleos Comunitários de Mediação. Na prática, esse documento vai possibilitar a atividade conjunta na formação dos agentes envolvidos nesses espaços que contribuem para a resolução de conflitos do tipo familiar, de vizinhança, relações de consumo, ambiental, entre outros.

As educadoras populares da Cáritas NE2, por meio do Programa Infância, Adolescência e Juventudes (PIAJ), estão responsáveis pelos processos de articulação e acompanhamento desses espaços que estão sendo implantados nos bairros do Arruda e Fundão, na cidade do Recife (PE). Na oportunidade, a assessora de comunicação, Kilma Ferreira, representou o escritório Regional e destacou a importância, para o projeto, desse suporte técnico por parte do poder público. “É uma parceria que reúne governo e organizações da sociedade civil e, apesar das missões diferentes, numa perspectiva de complementariedade do trabalho, estão atuando juntos com um objetivo em comum: construir espaços de mediação de conflitos nas comunidades e fortalecer a cultura de paz”, salientou.

Por sua vez, o secretário executivo de Direitos Humanos, Eduardo Figueiredo, destaca que o resgate da política de mediação comunitária dialoga com prevenção da violência e a cultura de paz. “Os núcleos de mediação de conflitos se configuram como uma importante ferramenta de pacificação de conflitos dentro das comunidades. Ao fortalecer a atuação desses grupos comunitários, os pequenos conflitos podem ser resolvidos ali mesmo, sem a necessidade de judicialização. São pessoas comuns com a sensibilidade e o compromisso de ajudar na redução dos índices de violência dentro dessas comunidades”, destacou.

Curso

O grupo que vai atuar nos núcleos receberá, por parte do Governo do Estado, o curso de formação em Direitos Humanos e Mediação Comunitária. A aula magna, com o tema “Cultura de Paz” foi ministrada, no dia da assinatura do termo, Marcelo Pelizzoli, que coordenador do Espaço de Diálogo e Reparação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro fundador da Rede Justiça Restaurativa de Pernambuco.

Rede

Além da Cáritas NE2, estão envolvidos, na implantação de outros núcleos comunitários de mediação, o Coletivo Mulher Vida, Grupo Ruas e Praças, Grupo Adolescer e Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste. Essas organizações formam uma rede que propõe uma intervenção em comunidades da Paraíba e Pernambuco, com o objetivo de reduzir, por meio do protagonismo juvenil, a violência no ambiente escolar. O projeto em questão é apoiado pela Cáritas Alemã.

Por Wagner Cesario | Assessoria de Comunicação da Cáritas NE2, com informações da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *