Programa Regional de Migração e Refúgio da CBNE2 faz mapeamento com empreendedores migrantes venezuelanos

Mais de cem mil migrantes venezuelanos chegaram ao Brasil até agora, e até 2024 o país terá 476 mil refugiados e migrantes, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Em sua grande maioria, os venezuelanos saem dos seus territórios por questões socioeconômicas.
Com essa realidade, os migrantes venezuelanos chegam ao Brasil com a esperança de um trabalho digno para se manter. No estado de Pernambuco, um dos estados que a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 – CBNE2 atua, já se vê uma realidade de busca por emprego diariamente. E uma das ações do Programa de Migração e Refúgio da CBNE2 empoderar e mapear os migrantes venezuelanos que desejam uma vaga no mercado de trabalho ou que empreendem na região e realizar os devidos encaminhamentos.
No último dia 28 de Junho, ocorreu um mapeamento através dos agentes do Programa de Migração e Refúgio da Cáritas Brasileira NE2 a seis empreendedores venezuelanos que estão realizando um curso de cabeleireiro, na cidade de Igarassu. Na visita, os migrantes tiveram orientação sobre a Economia Popular Solidária (EPS) para se organizarem como coletivo, e também, sobre o acesso a diferentes créditos disponíveis no estado, como os Fundos Rotativos Solidários – FRS.
”Foi uma visita muito boa e satisfatória. Ajudou-nos a ter novas ideias para o nosso negócio e melhorar nossa visão, como colocar novas ideias. A Cáritas tem nos apoiado muito como migrantes. Agradeço todo apoio prestado. A área que estou exercendo é cabeleireiro e me sinto muito motivada, e é um sonho que quero realizar para poder sustentar minhas filhas e proporcionar-lhes uma melhor qualidade de vida, disse a venezuelana Madelen Barrios.