Projeto Águas para Vida promove oficinas de formação sobre agroecologia para agricultores rurais no interior de Pernambuco

O objetivo é sensibilizar sobre o uso da água e garantia da preservação ambiental
Promover e fortalecer ações que fomentem a evolução da sociedade do Bem Viver está na missão da Cáritas Regional NE2. Pensando nisso, a instituição fomenta e incentiva projetos e formações, ações e campanhas que visem desenvolver o protagonismo na vida das pessoas, famílias e comunidades.
Como o Projeto Águas para Vida que está em execução no município de Belém de Maria, em Pernambuco, em parceria com Rede Solar Cola Cola, e a Diocese de Palmares (PE), e tem como objetivo fortalecer os processos comunitários no Assentamento Gulandy /Guabiraba através de um percurso educativo, baseado na educação ambiental, na gestão comunitária participativa e no empoderamento das mulheres locais.
Seguindo os protocolos de segurança , distanciamento social e uso de máscaras e álcool em gel 70% a Cáritas Regional NE2 realizou na última semana oficinas formativas em formato de roda de conversa, para cerca de 67 mulheres e 16 homens.
Todos agricultores familiares o encontro oportunizou a troca de experiências e opções de melhorar seus aprendizados, seja no uso e conservação das fontes de água, ou através das práticas agricultáveis de conservação dos solos a partir de matérias primas encontradas em suas propriedades.
Em depoimento, um dos agricultores reforçou a importância desse trabalho pelo aprendizado e oportunidade que o momento proporcionou, como é o caso do senhor Amazias, 66 anos, agricultor experiente do município de São Lourenço da Mata, e membro da Associação Terra Viva. Na ocasião ele explicou como fazer composto orgânico utilizando materiais coletados nas propriedades com custo muito baixo, porém com ótimos resultados para produção de alimentos orgânicos.