Projeto Manos Unidas dá aula de Cidadania e Direitos Humanos em Bom Conselho

Com o objetivo de Desenvolver o senso crítico dos jovens para que sejam protagonistas da própria história, a Cáritas Regional Nordeste II realizou, no último sábado (19), em Bom Conselho, a 282 km da capital pernambucana, a 1ª oficina de cidadania plena e dos direitos humanos com 80 jovens envolvidos no projeto Manos Unidas. A ideia foi fazê-los compreender o conceito, para que a partir dele possam aplicar no cotidiano e, com isso, tornar a vida melhor, contribuindo para a construção de uma sociedade mais humana e igualitária todos.
Durante a oficina, os participantes vindos das comunidades quilombolas do Sítio Flores, Angico, Amargoso e Boa Sorte puderam entender conhecer a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o documento que delineia os direitos humanos básicos e que foi adotado pela Organização das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. Os jovens puderam conpreender também que esses direitos e liberdades são de grande importância para o pleno cumprimento desse compromisso.
Com uma dinâmica de sensibilização, os jovens tiveram uma maior aproximação com o tema da oficina, e com isso buscar a superação da visão parcial e ingênua com a qual muitos encaravam os problemas sociais que afetam sua realidade. Ao final, o grupo fez uma avaliação do encontro e o relato pessoa da experiência.