Projeto Misereor vai formar lideranças jovens em Maravilha

A articuladora institucional pedagógica da Cáritas Regional Nordeste II em Alagoas e lideranças dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) de Fundo Rotativo Solidário (FRS) do Sítio Boa Vista, Açude, da Associação de Apicultores de Maravilha (APIMAR) e do Centro de Desenvolvimento Comunitário de Maravilha (CDECMA) se reuniram nesta segunda-feira (30/09), na cidade de Maravilha, no Médio Sertão, para trabalhar as prioridades e necessidades das comunidades que estão inseridas no Projeto MISEREOR.
O Projeto vai identificar facilitadores capacitados para as formações Sociedade e identidade cultural na perspectiva de surgimento de lideranças jovens. Além disso, o grupo presente na reunião vai agendar as oficinas, fazer diagnóstico com as famílias em vista das UDTs e mobilizar os jovens da região para a formação. O território de atuação faz parte da área de abrangência da Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios.
O encontro serviu também para fazer um balanço do último ano de trabalho em projetos anteriores, quando os grupos foram beneficiados com doação de animais para formação de FRS (Boa Vista e Açude) e APIMAR, com projeto de pelo Fundo Nacional de Solidariedade da Conferência Nacional dos bispos do Brasil (CNBB).
Para os Empreendimentos, a proposta é trabalhar a formação e capacitação em gestão de associativismo e cooperativismo, com foco na produção e comercialização de produtos vindos da economia solidária. Além disso, o projeto implantará novas Unidades Demonstrativas Territoriais (UDT), com o objetivo de fortalecer os FRS que já existem.