Notícias

Projeto para fortalecer educação ambiental é lançado na Zona da Mata Sul de Pernambuco

Projeto para fortalecer educação ambiental é lançado na Zona da Mata Sul de Pernambuco

Visando o fortalecimento do debate sobre cidadania na Zona da Mata Sul do Estado de Pernambuco, a Paróquia São José da Agonia do município de Água Preta/Diocese de Palmares em parceria Cáritas Brasileira NE2, e  com o apoio da Diocese de Vicenza/Itália lançou no último dia 27 de agosto, o projeto “Mudanças Climáticas e o Cuidado da Casa Comum”.

O projeto visa promover ações de educação ambiental, formação humana e relações sociais para o exercício da cidadania para os adolescentes, jovens e adultos da zona rural, em situação de vulnerabilidade social, para capacitá-los no desenvolvimento pessoal e profissional. O lançamento ocorreu na Paróquia São José da Agonia, no município de Água Preta, em Palmares, porém o projeto será trabalhado em três localidades diferentes: Eudócia, Nova Água Preta e o centro de Água Preta.

Estima-se que o projeto atenda diretamente 90 pessoas, sendo elas, 60 crianças e adolescentes, 30 adultos, e indiretamente mais de 800 famílias. Especificamente para as crianças e adolescentes a meta é desenvolver o gosto pela leitura e estudos através do reforço escolar, assim como, o conhecimento musical como elemento de desenvolvimento pessoal, através de aulas de teclado e violão.  Para os adultos a iniciativa visa incentivar o cultivo de quintais agrícolas, onde haverá capacitação para cultivarem em suas próprias casas.

O perfil da maioria dessas famílias é de pais e mães ligadas a monocultura da cana de açúcar de baixa escolaridade, moradores de engenhos no entorno de usinas e com sistemas patriarcais historicamente consolidados na região. O Projeto também visa ao final, criar condições para que as pessoas que o frequentam tenham uma formação humana integral que os leve a serem sujeitos de sua própria vida e história e tenham condições de transformar a realidade em que vivem.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *