Protagonismo da mulher na EPS foi tema de Seminário em Pesqueira

A Cáritas Diocesana de Pesqueira (PE) promoveu, nessa sexta-feira (28), o seminário para mulheres voltado para os grupos de mulheres que atuam na linha da Economia Popular e Solidária (EPS) e que são assessoradas pela instituição. Com o tema “Promovendo a Inclusão Econômica de Agricultores Familiares”, o encontro, realizado na Casa São Francisco, discutiu a importância da EPS no âmbito regional e na agricultura familiar, sua organização, os avanços e desafios, e como se pode fortalecer a EPS no território diocesano.
A programação começou com a acolhida, ao som de voz e violão, café da manhã e mística realizada pelos agentes da Cáritas Diocesana de Pesqueira. Depois, teve início a primeira roda de conversa com o tema “ Mulher, organização e defesa de direitos”, que foi explanada pela secretaria da Mulher de Buíque, Santina Tereza. Ela pontuou sobre a busca de direitos e conquistas das mulheres ao longo do século e os pontos que ainda precisam ser conquistados. “Temos que trabalhar para combater desigualdade neste país. E o feminismo tem este papel. Todos e todas tem o mesmo direito e isto deve ficar claro, em todas as instâncias”, afirma.
Na sequência, a agente da Cáritas Diocesana de Pesqueira que dá assessoria aos grupos de mulheres, Heloiza Araujo, abordou o “Protagonismo das mulheres da Economia Popular e Solidária dentro da Agricultura Familiar”. “Economia popular e solidária não é apenas dinheiro, é cuidar do outro, do bem comum. É sonhar e acreditar que podemos e temos potencial e ir além, de sermos vitoriosas em todas as áreas e mercados”, finaliza.
As participantes puderam trocar experiências com o Carrosel de Experiências, onde todas puderam expor seus produtos e contar as conquistas e desafios de cada região. Ao final, as mulheres participaram de grupos de trabalho, onde debateram a partir dos seguintes aspectos: como estão organizadas, avanços e desafios; e os passos para construir na região o fortalecimento das mulheres da EPS.
“É importante fortalecer o protagonismo e a construção das potencialidades dos grupos de mulheres. Enxergar os desafios, as conquistas para ampliarmos a área de atuação e fortalecemos a economia”, explica a secretaria executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Neilda Pereira.
Quem participou do seminário foi o gerente Pronaf, do Banco do Nordeste, de Pesqueira, Paulo Virgílio Batista, que contou da experiência em participar de um encontro como este. “Estou satisfeito com a experiência. Acreditamos em potenciais como estes, e nosso papel enquanto instituição é fomentar atividades assim do pequeno agricultor, artesão, e grupo com este perfil”.
Foi escolhida, no encontro, a comissão do grupo de mulheres para atuar na promoção e ampliação desta rede de mulheres, entre outros encaminhamentos.
Participaram os Grupos de Mulheres Angelicais Construindo Cidadania, de Buíque; Mão na Massa, de Pesqueira, que atua na produção de doces e biscoitos; Mulheres de Renda, de Poção, que produzem da Renda Renascença; Novo Cajueiro, também de Pesqueira, fabricam polpa de fruta e bolos; e Serrinha Artesanatos, peças de enxoval.
Por Fabiana Francelino | Cáritas Diocesana de Pesqueira (PE)