Notícias

Quintais Ecoprodutivos: Cáritas Brasileira NE2 inicia mobilizações para criação de Comissões Municipais

Quintais Ecoprodutivos: Cáritas Brasileira NE2 inicia mobilizações para criação de Comissões Municipais

O projeto tem execução da Cáritas Brasiliera  NE2,  realização do  Complexo Portuário Industrial de Suape,  e  visa implementar 300 quintais ecoprodutivos para famílias em oito municípios

No início do mês de fevereiro  a Cáritas Brasileira NE2 visando o estabelecimento de parceria com as prefeituras e secretarias municipais de Escada, Ipojuca, Sirinhaém e Cabo de Santo Agostinho, parte dos oito municípios contemplados pelo Projeto Quintais Ecoprodutivos, na pessoa da secretária executiva regional, Neilda Pereira, juntamente com membros da colegiada regional e equipe técnica se reuniram com prefeitas e prefeitos,  representantes das secretarias municipais e representantes de Suape, a fim de encaminharem proposições para a criação das comissões municipais.

As comissões são espaços onde diversas representações da sociedade civil e do poder público municipal se reúnem para debater os interesses e necessidades das famílias, com o objetivo de garantir a transparência e uma adequada distribuição dos quintais ecoprodutivos respeitando os critérios estabelecidos na seleção das famílias junto ao projeto.

Durante os encontros, houve  apresentação da Cáritas, abordando sua missão, história e áreas de atuação e explanação dos objetivos, fases e metas do projeto nestes municípios.

As próximas fases serão de formação das comissões municipais e definição dos locais em que serão realizados os diagnósticos comunitários. As Comissões Municipais serão formadas nos oito municípios contemplados com o projeto Quintais Ecoprodutivos iniciando por Cabo, Ipojuca, Escada e Sirinhaém.  Já ocorreram reuniões de formação nos municípios de Sirinhaém e  Cabo de Santo Agostinho, que definiram os locais em que serão realizados os diagnósticos comunitários. Podem participar dessas reuniões representantes da sociedade civil, das Igrejas e do poder público.

 O projeto

Com duração de 12 meses, o objetivo do projeto é contribuir com a redução da insegurança alimentar e nutricional, das desigualdades sociais e promover a sustentabilidade ambiental, oferecendo qualidade de vida para as famílias de comunidades de baixa renda no território de SUAPE, num total de oito municípios: Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Escada, Moreno, Rio Formoso, Sirinhaém e Ribeirão.

A iniciativa visa a sensibilização para a adoção de práticas agroecológicas de produção, ampliando a capacidade e fortalecendo os arranjos familiares produtivos voltados ao alto consumo, estimulando a comercialização solidária do excedente produzido. O projeto será realizado em etapas como; identificação, contato e sensibilização das famílias; planejamento das ações , oficinas de capacitação técnica para a implantação dos quintais produtivos; e implantação dos 300 quintais produtivos, o acompanhamento , e assistência técnica aos arranjos familiares produtivos.

Confira mais registros:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *