Notícias

Quintais Ecoprodutivos: Cáritas NE2 promove Oficinas de Formação de Pedreiros no Cabo de Santo Agostinho

Quintais Ecoprodutivos: Cáritas NE2 promove Oficinas de Formação de Pedreiros no Cabo de Santo Agostinho

O encontro foi realizado de forma presencial com cerca de 20 pessoas, entre agricultores, agricultoras, pedreiros (as), agentes Cáritas e beneficiários que irão receber ecotecnologias em quintais produtivos

Dos dias 18 a 27 de maio foi promovida a Primeira Oficina para Formação de Pedreiros do Projeto Quintais Ecoprodutivos. O encontro foi realizado de forma presencial com cerca de 20 pessoas, entre agricultores, agricultoras, pedreiros (as), agentes Cáritas e beneficiários que irão receber ecotecnologias em quintais produtivos e aconteceu na comunidade de Vila Claudette, no município do Cabo de Santo Agostinho. No decorrer dos dias foram desenvolvidas atividades práticas e teóricas relacionadas à construção de galinheiro, horta suspensa e fogão ecológico, além de terem sido discutidos temas como segurança do trabalho e empreendedorismo (MEI/RPA).

“Com a parte técnica e as condições das famílias vemos qual é a melhor tecnologia que se adapta aquela família, e estamos concluindo a primeira etapa aqui na Vila Claudette com a entrega do fogão ecológico”, ressaltou o assessor técnico da Cáritas Brasileira NE2, Alexandre Lemos.

Durante os dias de oficina, os momentos foram iniciados com uma oração e apresentação dos participantes e objetivo do projeto, logo após aconteceram momentos teóricos de orientação sobre a construção em si das tecnologias ecológicas (horta suspensa e galinheiro). Dando continuidade, a oficina também promoveu a construção de um fogão ecológico para a beneficiária Marluce Maria dos Santos, que faz parte do coletivo de mulheres agricultoras, Flores de Claudette, e seu esposo, José Claudino.

“ Eu sempre quis um fogão ecológico, e quando o rapaz disse que tinha essa possibilidade eu achei ótimo, porquê o gás está muito caro. E havendo essa possibilidade vai ser um alívio para gente”, conclui dona Marluce Maria, beneficiária do fogão ecológico.

A iniciativa faz parte do Projeto Quintais ecoprodutivos, realizado pelo Complexo Industrial e Portuário de Suape e executado pela Cáritas Brasileira NE2 – CBNE2, que visa implementação ao final do projeto de 300 quintais ecoprodutivos em oito municípios contemplados: Escada, Sirinhaém, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Rio Formoso, Moreno, Ribeirão e Jaboatão dos Guararapes.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *