Rede Cáritas NE2 se reúne para monitoramento das ações planejadas em 2024

A Rede Cáritas Regional NE 2 realizou, de 2 a 4 de agosto deste mês, a reunião semestral do Plano de Monitoramento, Avaliação e Sistematização (PMAS). Foi um momento de avaliar as ações realizadas, rever as estratégias e ajustar os indicativos para melhorar as ações realizadas nas entidades membro nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
O encontro teve a participação de representantes das entidades membro, assessores regionais, equipes técnicas e coordenação colegiada. A abertura contou com análise de conjuntura, com destaque para a palestra sobre “Dom Helder Camara e a Cáritas”, conduzida pelo professor Manoel Moraes, coordenador da Cátedra Dom Helder Camara, que resgatou a importância do Movimento Ação Justiça e Paz, a partir das cartas circulares escritas por Dom Helder.
No segundo dia, o Fórum Cáritas Alagoas iniciou as atividades com um momento de mística. A secretária executiva Neilda Pereira conduziu uma reflexão sobre a regionalização na CBNE2 e ressaltou: “Pretendemos, com o processo de regionalização, fortalecer as 21 dioceses no Regional NE2, considerando alguns aspectos importantes da nossa ação, como a organização interna, o PMAS, o diálogo com a Igreja, a consolidação de experiência e ampliação das estratégias e atuação de incidência política”.
Daniel Lins, assessor jurídico e de incidência, trouxe uma síntese das ações do Regional e seu impacto no processo de regionalização a partir das áreas de atuação: segurança alimentar e nutricional, convivência com os biomas, comunicação, economia popular e solidária, migração e refúgio, sustentabilidade, incidência, voluntariado, e meio ambiente e emergências (MAGRE).
A partir de trabalhos em grupo, os agentes Cáritas analisaram o processo de regionalização. Entre as colocações apresentadas na plenária, eles apontaram a importância de maior visibilidade das ações da Cáritas; a melhoria proporcionada pela descentralização das ações; e a necessidade de constituir novas parcerias.
Ao final do monitoramento, houve uma celebração Eucarística, seguida por apresentações estratégicas para fortalecer a Regionalização, incluindo a Política de Comunicação da Cáritas Brasileira apresentada pelo Assessor Nacional de Comunicação da Cáritas Brasileira, Hugo Lima e pela Assessora Regional da CBNE2, Fabiana Francelino. O encontro foi concluído com uma mística de envio, reafirmando o compromisso com as ações planejadas e os desafios futuros.