Regional NE2 estará presente nas manifestações do Grito dos Excluídos

Membros da Cáritas Brasileira de toda a Regional Nordeste 2 participarão, nesse sábado (07 de setembro), do 25º Grito dos Excluídos, manifestação realizada simultaneamente em todo o país. Com o lema “Este Sistema Não Vale! Lutamos por Justiça, Direitos e Liberdade”, o ato reunirá igrejas e movimentos sociais em protesto contra a conjuntura atual de retrocesso das lutas populares, além de constituir um espaço de luta por mudanças através da organização, mobilização e resistência.
Em Recife, o ato se dará na Praça da Democracia, no bairro do Derby, com concentração a partir das 8h. A mobilização será iniciada com uma Mística realizada pelo Frei Aluísio Fragoso e seguirá até às 17h, com caminhada, discursos de lideranças de várias entidades, atrações musicais e apresentações artísticas ao longo de toda a programação. Em Campina Grande, na Paraíba, o Grito dos Excluídos está marcado para acontecer a partir das 8h30, na Praça Floriano Peixoto, no Centro da cidade. Na programação também haverá acolhida, celebração ecumênica, grito e caminhada. Além da capital, dioceses e paróquias de todo estado organizam ações para esse sábado.
Em outra capital ligada à Cáritas Regional NE2, Maceió, no estado de Alagoas, o evento terá concentração a partir das 8h, na Praça Sinimbu, no centro da cidade, com a presença das Pastorais Sociais da Arquidiocese da capital, das Comunidades Eclesiásticas de base (CEBs), Movimentos do campo, populares e sindicais. O objetivo de todos é chamar a atenção da sociedade para questões como corrupção, racismo, ódio, violência, desunião, preconceito e injustiças, entre outros. Representantes de Palmeira dos Índios, Arapiraca e Penedo também se unirão à manifestação na capital alagoana.
Para o secretário regional da Cáritas NE2, Antônio Lisboa, a ideia é que todos possam se envolver de alguma forma nas atividades do Grito, e mostrar o posicionamento da Entidade diante do contexto e da conjuntura atual que exige uma reação. “O Grito dos Excluídos é uma atividade da Igreja Católica, e a Cáritas sempre esteve envolvida nas conversas, atividades preparatórias e durante o ato. Além disso, o tema de 2019 está diretamente ligado à missão da entidade e é uma crítica aos ataques à natureza, a destruição do meio ambiente e a nossas florestas. Por isso, vamos gritar e protestar exatamente por tudo que está em curso e em defesa da vida e da sociedade do Bem viver.
Ainda para Lisboa, esse é o papel de uma igreja sintonizada com o Papa Francisco, que adota em sua ação pastoral a efetividade de uma evangelização profética e libertadora. “E neste sentido, a CaritasNE2 não poderia ficar de fora desse importante momento de nossa história”, completa o secretário.
Outras localidades:
Em Mossoró (RN), desde o mês de julho, vários movimentos estão realizando rodas de conversa em bairros e comunidades do município para mobilizar a população para o ato, que ocorre simultaneamente ao desfile cívico (saindo do Ginásio Poliesportivo Pedro Ciarlini até a Igreja São Vicente). O objetivo é fazer a sociedade refletir sobre o Dia da Independência através das pautas sociais. O Grito acontecerá também em Natal e Caicó, entre outras cidades.
Na capital Paraibana, assim como na cidade de Patos, o Grito dos Excluídos está acontecendo nessa sexta-feira (06). A concentração do ato em João Pessoa é na Igreja Nossa Senhora das Neves, a partir das 14h. Em Patos, a concentração foi pela manhã, em frente a Escola Cônego Joaquim de assim Ferreira. A programação contou com reivindicações, apresentações musicais e teatrais, poesia, danças, exposição de fotografia, artesanato, feira agroecológica, mostra de saúde, entre outros.