Regional NE2 realiza processo de escuta para a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

A Caritas Brasileira NE2, atendendo ao clamor do Papa Francisco, realizou o processo de escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe através de momentos coletivos com a rede nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
O objetivo do processo de escuta é promover diversos diálogos e atividades que serão o fio condutor de todo o processo de discernimento para e durante a Assembleia. No Regional NE2 duas indicações foram feitas para acompanhamento e assessoria as etapas preparatórias para a Assembleia; a assessora regional de Migração e Refúgio da CBNE2, Luciana Florêncio, e a voluntária e vice presidente da Cáritas Arquidiocesana de Maceió (AL), Rosário de Fátima.
Para os momentos de escuta os Fóruns foram orientados a seguir as perguntas norteadoras e os temas relevantes considerando os nossos movimentos e lutas sociais. “Para mim esse momento foi de fundamental importância, pois possibilitamos aos fóruns uma oportunidade de expressarem seus anseios, suas mágoas, suas alegrias sobre a caminhada da nossa igreja no Brasil e na América Latina e no Caribe. Ficou muito claro que todos os que participaram do processo de escuta, sonham com uma igreja aberta ao diálogo, uma igreja em saída, profética, servidora, samaritana, missionária onde não haja nem opressor nem oprimido”, afirmou Rosário.
Ela finaliza. “ Vale ressaltar que esse momento expressou um sonho para todos nós de uma Igreja menos clerical, que não se preocupe só com os sacramentos, mas que abra as necessidades dos mais pobres e excluídos da sociedade”.
Em nosso Regional os encontros ocorreram de forma virtual nos dias 17 e 25 de agosto, sendo Pernambuco e Alagoas, e Rio Grande do Norte e Paraíba, respectivamente.
A primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe tem como lema “Somos todos discípulos missionários em saída” e será realizada de 21 a 28 de novembro de 2021, presencialmente no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, e de forma remota em outros lugares da América Latina e do Caribe.
Nela, será relembrado o que aconteceu na V Conferência Geral de Aparecida, e contemplado contemplativamente nossa realidade com seus desafios, e espera-se que, a partir desse encontro, sejam delineados os caminhos pastorais para todo o povo de Deus latino-americano e caribenho tendo em vista dois eventos importantes: o jubileu de Guadalupe em 2031 e o jubileu da Redenção em 2033.