Secretários regionais e agentes Cáritas recepcionam Cardeal Tagle em Brasília

Na manhã desta terça-feira (12), a movimentação de chegada dos participantes do Seminário Internacional de Migrações e Refúgio – Caminhos para a Cultura do Encontro foi acompanhada de uma programação extraordinária. Os secretários regionais e agentes Cáritas de várias partes do país e do mundo tiveram a oportunidade de participar da Celebração Eucarística, presidida pelo presidente da Cáritas Brasileira e arcebispo de Aracaju, Dom João Costa, e co-presidida pelo presidente da Cáritas Internacional, Cardeal Dom Antônio Tagle, e padres e diácono presentes, na capela do Centro Cultural Brasília (CCB), na capital federal.
Na homilia, Dom João refletiu sobre os diversos povos que chegam ao Brasil em busca de acolhida e refúgio e destacou o Ano do Laicato, proposto pela Igreja do Brasil, que desperta sobre o papel do leigo/a na Igreja e sociedade. “O cristão leigo é tão importante quanto o cardeal, o bispo, o padre, cada um com uma função. Mas todos muito importantes, vós sois sal e luz a do mundo”, disse o bispo que, também, em seguida, ressaltou que acolher bem também é uma forma de evangelização e ir ao encontro dos migrantes e refugiado é uma forma de expressar o amor de Cristo.
Ainda, durante a manhã, o cardeal Tagle teve um momento de diálogo com os presentes, falando sobre sua trajetória à frente da Cáritas e em relação à importância do seminário. “Não seremos cristãos se não abrirmos os braços para acolher as pessoas que precisam desse abraço, que batem à porta dos países procurando acolhida. A Cáritas não é uma atividade extracurricular. É a parte essencial da identidade e coração da Igreja”.
O Seminário Internacional de Migrações e Refúgio – Caminhos para a Cultura do Encontro inicia na tarde desta terça-feira e segue até a próxima quinta-feira (14), no Centro Cultural Brasília. O evento é organizado pela Cáritas Brasileira, Setor Pastoral da Mobilidade Humana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (SMH-CNBB), o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), o Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), o Instituto de Migrações e Direitos Humanos (IMDH), o Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios (CSEM) e a Missão Paz.
Por Ana Paula Andrade e Krisla Domingos
Fotos: Morgana Damásio
Rede de Comunicadores/as da Cáritas Brasileira