Semana da Solidariedade começa com ações voltadas às mulheres da Colônia Penal Bom Pastor

A Cáritas Brasileira completa neste dia 12 de novembro 62 anos. Para celebrar o aniversário, todos os anos a entidade realiza a “Semana da Solidariedade” que, este ano, atende ao chamado do papa Francisco para vivenciar a Jornada Mundial dos Pobres, sob o tema “Este pobre clama e o Senhor escuta, (Sl 34,7)”. A proposta é incentivar as formas solidárias e os gestos concretos de escuta e acolhida com as pessoas em situação de vulnerabilidades extremas.
Para abrir a programação, a Cáritas Regional Nordeste 2, em parceria com a Pastoral Carcerária, promove, nesta segunda-feira, das 13h30 às 15h30, uma ação solidária junto às mulheres reclusas que estão na Colônia Penal Feminina do Bom Pastor, no bairro do Engenho do Meio, em Recife (PE). Na ocasião, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio da Silva conduzirá um momento de reflexão e dará a benção final.
Com uma população carcerária de aproximadamente 570 mulheres, a proposta é levar uma palavra de acolhimento, celebrar o aniversário da Cáritas e proporcionar aos participantes e agentes a oportunidade de vivenciar, sem julgamentos, a diversidade de realidades e formas de exclusão. Além disso, haverá a distribuição de kits de higiene pessoal, livros e de utensílios para refeição (copos e potes plásticos).
Doação: Nas últimas semanas, os colaboradores do Secretariado Regional se reuniram com representantes da diretoria da Colônia Penal e da Pastoral Carcerária, e ouviram os anseios e desafios colocados no trabalho carcerário. Como um gesto simples, mas que proporcionará mais dignidade às mulheres reclusas, a equipe se mobilizou e arrecadou junto a parceiros, familiares e escolas públicas itens como sabonete, creme dental, desodorante, roupas de bebê, copos plásticos, entre outros. Todo material arrecadado será doado à Colônia para que seja repassado às mulheres.
De acordo com o Angelo Zanré, secretário da Cáritas Nordeste 2 são dias de celebração, entretanto, são momentos de multiplicação dos sinais concretos de fraternidade e acolhimento com os mais necessitados. Esse é o apelo do papa Francisco, por ocasião da celebração do Dia Mundial dos Pobres, que acontecerá no próximo domingo (18).
Por Assessoria de Comunicação – Cáritas Brasileira Regional NE2