Notícias

Seminário em Alusão ao Dia do Pobre reuniu movimentos sociais em Natal

Seminário em Alusão ao Dia do Pobre reuniu movimentos sociais em Natal

Com o Tema da III Jornada Mundial dos Pobres de 2019 “A esperança dos pobres jamais se frustrará” (Sl. 9,19), aconteceu na última quinta-feira (14), das 8h às 17h, no Centro Pastoral Dom Heitor de Araújo Sales, na Arquidiocese de Natal, no Rio Grande do Norte, o Seminário em Alusão ao Dia do Pobre. O encontro foi organizado pelo Vicariato para às Instituições Sociais da Arquidiocese, sob coordenação do padre Antônio Murilo de Paiva, como vigário episcopal, do qual as Cáritas fazem parte enquanto Instituições da Igreja. A Cáritas Arquidiocesana da capital potiguar foi responsável pela acolhida dos participantes.

O evento foi aberto com a palavra do arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, que apresentou aos participantes a Carta do Papa Francisco, que fala da desigualdade que gerou um grupo considerável de indigentes, cuja condição aparecia ainda mais dramática quando comparada com a riqueza alcançada por poucos privilegiados.  Durante a manhã do encontro, as duas mesas discutiram as raízes do empobrecimento e suas consequências sociais, com o professor Roberto Silva (UFRN), Impactos ambientais, Segurança Alimentar e Nutricional e o Direito a Cidade, que discutiu as questões dos refugiados, o aumento da violência, moradia e trabalho. A coordenação dos debates foi realizada pelo professor Flávio José (1ª mesa), da Pastoral dos Nômades, e pela assistente social Kilza Gomes da Cáritas Natal (2ª mesa). 

No período da tarde, o encontro deu voz às pessoa em situação de  rua, aos moradores das comunidades do Jacó, Mãe Luiza e Ponta Negra, as pessoas em situação de encarceramento e aos povos indígenas, entre outros, em um momento chamado Vozes da Esperança. Depois dos debates, os participantes foram divididos em grupos para construção coletiva apontando diretrizes e pistas para o enfrentamento de cada uma das situações de pobreza apresentadas.

Estiveram presentes no Seminário representantes das pastorais da Criança, da Sobriedade, da Saúde  Carcerária (rede SAR),  da Toca de Assis, Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN), Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), Ministério Público (MPRN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Associação de Apoio às Comunidades do Campo (AACC), Movimento de Povos de Rua, Caritas Arquidiocesana, Caritas Regional Nordeste II, Cáritas Diocesansas de Caicó e  Caritas Paroquial de Santo André de Soveral/Parnamirim.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *