Notícias

Telecentro oferece inclusão digital aos moradores da periferia de Maceió

Telecentro oferece inclusão digital aos moradores da periferia de Maceió

Agentes Cáritas, integrantes de pastorais sociais, moradores da comunidade Jardim Alagoas e representantes de outras organizações celebraram a inauguração, no último sábado (1º), do Telecentro Judite Rocha, no bairro do Pinheiro, em Maceió (AL).

Segundo o presidente da Cáritas Arquidiocesana de Maceió, Ângelo Máximo, o projeto surgiu a partir do momento em que a comunidade o procurou a fim de resolver a necessidade de ter um núcleo de inclusão digital. “Estamos nos organizando para que, neste espaço, crianças, jovens e adultos tenham acesso à formação voltada para o mundo digital, realizando pesquisas e trabalhos escolares, elaboração de currículos”, destacou.

Na região, já havia sido desenvolvida uma ação do Programa Infância, Adolescência e Juventudes anos atrás. A assessora regional do Programa, Bibiana Santana, salientou a importância da retomada das iniciativas nessa região, sobretudo, em relação ao público mais jovem. “Se por um lado a comunidade é ameaçada pelas condições de vulnerabilidade social, há, por outro, gente interessada em ajudar, em reverter o quadro e precisamos aproveitar esse potencial de engajamento comunitário”.

O telecentro faz parte do projeto “Transformação e Inclusão Digital” e foi implantado no Centro Pastoral da Paróquia Menino Jesus de Praga. E, antes de dar o pontapé aos trabalhos, o pároco, padre José Aloísio, abençoou o local e os presentes.

Participaram também representantes das Cáritas Diocesanas de Penedo e Palmeira dos Índios que integram o Fórum Cáritas Alagoas.

Projeto

O telecentro é uma ação apoiada pelo Centro de Recondicionamento de Computadores do Circuito Jovem do Instituto Marista, responsável pela doação dos 11 computadores. Houve também parcerias com a Pastoral da Pessoa Idosa e Conselho Indigenista Missionário, nos níveis arquidiocesano e paroquial.

O nome dado ao centro é uma homenagem a Judite Rocha que, durante muitos anos, atuou como agente de pastoral na comunidade e que já faleceu.

Por Wagner Cesario | Assessoria de Comunicação do Regional NE2, com informações e fotos cedidas pela Cáritas Arquidiocesana de Maceió 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *